Desempenho funcional, estrutural e de segurança viária de um pavimento rodoviário construído com resíduos reciclados de ardósia ao longo de três anos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0029Palabras clave:
Resíduos Reciclados de Ardósia, Sustentabilidade Ambiental, Mecânica de Pavimentos, MeDiNaResumen
O presente artigo tem por objetivo apresentar o desempenho funcional, estrutural e de segurança viária de uma pista em trecho rodoviário experimental, construído no Distrito de Vargem Grande, município de Papagaios, MG. O pavimento foi construído com resíduos reciclados de ardósia, material alternativo, ambientalmente inerte, empregado nas camadas reforço do subleito, sub-base, base e revestimento, e com especial atenção para última, em concreto asfáltico (CA), por ser a camada mais nobre. O desempenho da pista do trecho experimental teve como base metodológica a avaliação funcional, estrutural, mecânica e de segurança contra a derrapagem. A avaliação funcional foi realizada por meio da determinação do Índice de Gravidade Global (IGG). Para avaliação estrutural, não destrutiva, foi utilizado o equipamento FWD, para estimar o módulo resiliente de cada uma das camadas do pavimento. E para a avaliação estrutural destrutiva, foi utilizado o equipamento sonda rotativa, que permitiu a retirada de corpos de prova da camada de revestimento, e do qual foram observadas a estrutura do esqueleto mineral das misturas asfálticas pesquisadas e aplicadas em campo. A segurança viária foi verificada por meio de ensaios de campo que avaliam a micro e a macrotextura do revestimento asfáltico. Com relação aos agregados britados de ardósia, os resultados dos ensaios de caracterização foram promissores, pois esses não sofreram quebra, esmagamento ou fendilhamento pela ação do tráfego, embora tenham natureza lamelar; mostraram-se também com boa adesividade para uso em mistura asfáltica a quente (concreto asfáltico). O estado da pista como um todo, pelo baixo número de defeitos constatados, teve avaliação correspondente a “ótima”, pelo IGG (Índice de Gravidade Geral), não tendo sido observado comprometimento da pista para o usuário, quanto à derrapagem. Diante dos resultados obtidos, o emprego de agregados reciclados de ardósia utilizados nesta pesquisa apresentou resultados satisfatórios, e espera-se que seu uso seja cada vez mais incentivado em obras de pavimentação rodoviária, uma vez que, pelo alto consumo desses resíduos em obras lineares, essa providência concorrerá para a sustentabilidade ambiental e fomentará o emprego e a renda na região da extração da rocha.
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