Avaliação dos resíduos de construção e demolição no dimensionamento de camada reforço de pavimentos flexíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0033

Palavras-chave:

Resíduo de construção e demolição, Agregados reciclados, Pavimentos, Sustentabilidade, Mecânica dos pavimentos

Resumo

A produção global de resíduos de construção e demolição tem aumentado significativamente ao longo das décadas recentes, causando problemas ambientais devido a sua disposição irregular. O uso de materiais reciclados então tem aumentado neste período, principalmente visando o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente. Ao mesmo tempo, a indústria de pavimentação está sendo afetada com a diminuição da disponibilidade de recursos naturais e têm-se buscado uma alternativa para substituição desses. Diante deste contexto, o presente artigo avalia a utilização de resíduos de construção e demolição (RCD) como agregados de misturas asfálticas no dimensionamento da camada de reforço de pavimentos flexíveis. Neste estudo foram utilizados resíduos provindos de obras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que foram empregados como agregados em misturas asfálticas do tipo pré-misturado à frio (PMF). Os materiais foram inicialmente caracterizados e as misturas asfálticas produzidas com os agregados de RCD foram avaliadas mecanicamente, por meio de ensaios de resistência, rigidez e fadiga. Posteriormente, as propriedades das misturas produzidas juntamente com dados de retroanálise do pavimento do anel viário da UFJF foram inseridos em um software de dimensionamento de pavimentos flexíveis (MeDiNa) e comparadas com uma mistura com agregados naturais, afim de se analisar a possibilidade de tais materiais como camada de reforço do pavimento. Baseado nos resultados, os agregados reciclados utilizados na pesquisa por meio de misturas à frio apresentaram qualidades de caracterização e mecânicas satisfatórias. Duas das misturas estudadas apresentaram aplicabilidade como possível camada de reforço do pavimento flexível do anel viário da UJFJ, mostrando-se uma boa alternativa em relação a misturas quentes e com agregados naturais, uma vez que apresentam potencial econômico e ecológico.

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Biografia do Autor

Marcos Lamha Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017) e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa Materiais, especializado em Pavimentação. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentação e Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: pavimentação, Infra-estrutura de transportes, geotecnia rodoviária, mecânica dos pavimentos, materiais para pavimentos e misturas asfálticas.

Geraldo Luciano de Oliveira Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Geotecnia pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPE (2004). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Transportes e Geotecnia da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentação e Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: pavimentação, Infra-estrutura de transportes, geotecnia rodoviária, mecânica dos pavimentos, materiais para pavimentos e misturas asfálticas. 

Thaís Mayra de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é Professora Associada do Curso de Engenharia Civil e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, também Coordenadora do LMCC - Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Federal de Juiz de Fora na Faculdade de Engenharia . Perita Judicial da Comarca de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, Ensaios Não Destrutivos e Destrutivos, Termomecânica em concretos, Concretos permeáveis, Reaproveitamento de resíduos; Rodovias: Monitoração, Projetos e Planejamento executivo. Atuação principalmente nos seguintes temas: controle tecnológico de qualidade, projetos e dosagens, materiais alternativos e desenvolvimento sustentável.

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Publicado

2021-02-10