Avaliação dos resíduos de construção e demolição no dimensionamento de camada reforço de pavimentos flexíveis
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0033Palabras clave:
Resíduo de construção e demolição, Agregados reciclados, Pavimentos, Sustentabilidade, Mecânica dos pavimentosResumen
A produção global de resíduos de construção e demolição tem aumentado significativamente ao longo das décadas recentes, causando problemas ambientais devido a sua disposição irregular. O uso de materiais reciclados então tem aumentado neste período, principalmente visando o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente. Ao mesmo tempo, a indústria de pavimentação está sendo afetada com a diminuição da disponibilidade de recursos naturais e têm-se buscado uma alternativa para substituição desses. Diante deste contexto, o presente artigo avalia a utilização de resíduos de construção e demolição (RCD) como agregados de misturas asfálticas no dimensionamento da camada de reforço de pavimentos flexíveis. Neste estudo foram utilizados resíduos provindos de obras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que foram empregados como agregados em misturas asfálticas do tipo pré-misturado à frio (PMF). Os materiais foram inicialmente caracterizados e as misturas asfálticas produzidas com os agregados de RCD foram avaliadas mecanicamente, por meio de ensaios de resistência, rigidez e fadiga. Posteriormente, as propriedades das misturas produzidas juntamente com dados de retroanálise do pavimento do anel viário da UFJF foram inseridos em um software de dimensionamento de pavimentos flexíveis (MeDiNa) e comparadas com uma mistura com agregados naturais, afim de se analisar a possibilidade de tais materiais como camada de reforço do pavimento. Baseado nos resultados, os agregados reciclados utilizados na pesquisa por meio de misturas à frio apresentaram qualidades de caracterização e mecânicas satisfatórias. Duas das misturas estudadas apresentaram aplicabilidade como possível camada de reforço do pavimento flexível do anel viário da UJFJ, mostrando-se uma boa alternativa em relação a misturas quentes e com agregados naturais, uma vez que apresentam potencial econômico e ecológico.
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