Caracterização laboratorial de resíduos de mineração como agregado alternativo para misturas asfálticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.005.0009

Palavras-chave:

Resíduo de Mineração, Caracterização de Agregado, Mistura Asfáltica

Resumo

Os processos de extração e beneficiamento do minério de ferro, ao mesmo tempo em que fomentam a economia e o desenvolvimento mundial, geram grandes quantitativos de resíduos que necessitam de destinação e/ou disposição adequada. Por sua vez, o grande apelo ambiental gerado por esse cenário, exige soluções técnicas e econômico-sustentáveis para que as mineradoras e o meio ambiente possam coexistir. O Brasil, que possui matriz de transportes pautada no modal rodoviário, com predominância dos pavimentos flexíveis à base de misturas asfálticas na camada de revestimento, insere-se no mercado mundial com uma economia diretamente associada à extração mineral e, recentemente, sofreu seu maior desastre ambiental por rompimento de barragem de resíduos dessa natureza, com perdas ambientais, materiais e humanas. No presente trabalho abordou-se a caracterização físico-química de resíduos do processo de beneficiamento do minério de ferro para utilização em misturas asfálticas, através dos ensaios de granulometria convencional e por difração a laser, Aggregate Image Measurement System (AIMS), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), equivalente de areia, densidade, Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS), lixiviação e solubilização. A caracterização laboratorial demonstrou que o resíduo se comporta como um agregado miúdo e de enchimento, tendendo às areias finas siltosas, atendendo aos parâmetros físico-químicos, mineralógicos e geotécnicos exigidos pelas normas técnicas vigentes, ficando sua utilização em misturas asfálticas como agregado alternativo condicionada a pequenos percentuais em substituição de agregado miúdo e fíler.

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Biografia do Autor

Quincio Muniz Pinto Netto, Instituto Militar de Engenharia

Mestrando em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), graduado em Engenharia Civil pela UNDB e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Ceuma. Experiência profissional na área de Infraestrutura Viária, com ênfase em Geotecnia e Infraestrutura de Transportes (Rodovias), atuando principalmente nos segmentos da pavimentação rígida e flexível, estabilização de solos, controle tecnológico de misturas asfálticas e solos, microdrenagem e macrodrenagem. Experiência acadêmica com produções de trabalhos relativos aos segmentos de atuação.

Antônio Carlos Rodrigues Guimarães, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1996), especialização em Geologia do Quaternário e Ambiental pelo Museu Nacional da UFRJ (2007), mestrado (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ (2009). Atualmente é professor dos cursos de graduação em engenharia de fortificação e construção, pós-graduação em engenharia de transportes e pós-graduação em engenharia de defesa, todos do Instituto Militar de Engenharia (IME). Colabora com o curso de mestrado profissionalizante em Geotecnia da Universidade Federal de Outro Preto/MG e com aulas de materiais de pavimentação e participação em projetos de pesquisa da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos - projeto e construção - atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de pavimentação, mecânica dos pavimentos, solos tropicais e metodologia MCT, mecânica dos solos, solos não saturados, pavimento ferroviário e geologia do quaternário. 

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Publicado

2018-09-24

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