Caracterização mineralógica de argilas moles presentes nos arredores da reserva natural de Guaratiba: zona oeste do município do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.007.0002

Palavras-chave:

Mineralogia, Área de Preservação Ambiental, Área de Manguezal, Argila Mole

Resumo

A expansão desordenada dos grandes centros, bem como a falta de estudos mais aprofundados, acarretaram na crescente ocupação de áreas irregulares, assim como acontece hoje nas ultimas áreas de manguezais da reserva natural de Guaratiba. A argila mole, muito presente na costa brasileira, sempre proporciona um desafio, quanto à análise do seu comportamento, pois áreas próximas e com presença de espessuras consideráveis de argila mole, podem apresentar comportamentos geomecânicos distintos. Com a finalidade de constribuir para melhor compreensão do comportamento das arligas moles, bem como aprofundar os estudos nessas áreas de preservação, tão importantes para a manutenção do bioma local, o presente estudo aprofunda o conhecimento sobre a mineralogia dos solos da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foram realizados ensaios de difração de raio-x nas profundidades entre 4m e 6m, das  nove amostras analisadas, bem como ensaios de fluorescência de raios – x, com a finalidade de complementação da caracterização mineralógica da região em estudo. Todos os ensaios realizados, respeitaram o bioma local, visando a sua preservação. Uma variedade grande de argilominerais, bem como minerais não argilosos, quartzo, feldspato e poligorsquite, foram encontrados nas amostras. Do grupo dos argilominerais identificados, as Illitas, Caulinitas e Vermiculitas foram os argilominerais mais presente nas amostras, sendo a Illita o argilomineral que mais contribue para o comportamento do solo, pois apresenta mais que 25% do material constituinte do solo. A presença de argilominerais de baixa atividade, como Illita, Clorita, Caulinita e Mica, propicia o desenvolvimento de alta sensibilidade ao amolgamento, pois estão sujeitos à redução do limite de liquidez e da resistência amolgada sob alterações químicas no ambiente, como lixiviação e ação de agentes dispersantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Vieira da Silva Junior, Instituto Militar de Engenharia

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Infraestrutura de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Experiência em planejamento de infraestrutura de transportes urbanos com ênfase em recuperação de pavimentos asfálticos e alocação de linhas de ônibus pelo Método Gravitacional de Newton para elaboração de Matrizes O/D. Atualmente Professor Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Pavimentação Rodoviária, e do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). Coordenador do Escritório Modelo de Engenharia do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

Maria Esther Soares Marques, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (1996) e doutorado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2001) com pesquisas de campo e laboratório realizadas na Université Laval, Québec. Atualmente é professora associada do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento de solos moles, ensaios de campo, ensaios de laboratório, aterros sobre solos moles e pavimentos. Publicou dois livros em co-autoria: Aterros sobre solos moles ? projeto e desempenho (2010) e Design and Performance of Embankments on Very Soft Soils (2013). Foi Coordenadora de Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes de 2011 a 2014. É professora do corpo permanente dos cursos de Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, na Pós Graduação em Engenharia de Transportes e na Pós Graduação em Engenharia de Defesa do IME.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)