Comparação da emissão de CO2 por quilograma transportado em voo normal e em área de turbulência de ar limpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.005.0013

Palavras-chave:

Área de turbulência de ar limpo, Emissão de CO2, Emissão Global

Resumo

O transporte aéreo contribui com 2% da emissão global para efeito estufa. Esta situação agrava a ocorrência de fenômenos meteorológicos de turbulência de Clear Air (CAT). Quando uma aeronave voa sobre uma área de CAT, aumenta o consumo de combustível para adequar a velocidade e a sustentação. Consumir mais combustível agrava o efeito estufa. O objetivo deste trabalho é quantificar a emissão de poluentes na atmosfera, por meio da aplicação de um modelo conceitual e dinâmico de decisão para análise microscópica do fluxo de tráfego aéreo. O método consiste em delimitar a área CAT, escalonar os parâmetros de voo e calcular as emissões de CO2 em condições normais e com CAT. Quando há CAT, há duas opções: prosseguir no mesmo plano de voo ou fazer um desvio de rota para uma altitude menor. A comparação entre as condições dos vôos com a presença de CAT, infere que a mudança para uma altitude menor durante os vôos é viável, pois há uma redução no consumo de combustível e, consequentemente, nas emissões de CO2.

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Biografia do Autor

Reinaldo Moreira Del Fiaco, Instituto Militar de Engenharia

Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015), mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2017) e doutorando em Engenharia de Defesa pela mesma instituição. Atualmente é consultor de negócios em aviação - Embarque Tec e Executivo de Recrutamento em Aviação pela Find My Crew. Desenvolvedor de sistemas, utilizando as linguagens PHP, MySQL, JavaScript e Python. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Ciências Aeronáuticas , atuando principalmente nos seguintes temas: aviação, transportes, engenharia de transportes, aeroportos e administração.

Flávio Vieira da Silva Júnior, Instituto Militar de Engenharia

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Infraestrutura de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Experiência em planejamento de infraestrutura de transportes urbanos com ênfase em recuperação de pavimentos asfálticos e alocação de linhas de ônibus pelo Método Gravitacional de Newton para elaboração de Matrizes O/D. Atualmente Professor Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Pavimentação Rodoviária, e do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). Coordenador do Escritório Modelo de Engenharia do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

Camila Maestrelli Leobons, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2018). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Transportes

Marcelo Miranda Reis, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1994); mestrado em Mestrado Em Planejamento Energético e Ambiental pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2001); doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2009) e Pós-Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra - Portugal (2011). Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, com ênfase em Transportes,Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente; de Engenharia de Transportes, com ênfase em Meio Ambiente, Portos e Hidrovias; e de Planejamento Energético e Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamentos e Gestão Ambiental aplicada aos Transportes; Saneamento Básico; gestão, tratamento e aproveitamento energético de resíduos; Hidrologia e modelos hidrológicos; e Modelagem numérica. Atualmente é Coordenador de Graduação e Professor Adjunto do Instituto Militar de Engenharia. No curso de graduação em Engenharia de Fortificação e Construção ministra as disciplinas de Hidrologia, Hidrologia Aplicada, Hidráulica, Saneamento Básico I, Saneamento Básico II, e Gestão Ambiental, além de orientar trabalhos de tema Dirigido, Iniciação à Pesquisa e Projeto Fim de Curso. No curso de pós-graduação em Engenharia de Transportes ministra as disciplinas de Impactos Ambientais dos Transportes, Obras Hidráulicas e Portuárias, e Sistemas de Transporte Aquaviário. No curso de pós-graduação em Engenharia de Defesa ministra as disciplinas Meio Ambiente e Atividades Militares e Métodos Numéricos.

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Publicado

2018-09-24