Comparação da emissão de CO2 por quilograma transportado em voo normal e em área de turbulência de ar limpo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.005.0013Palavras-chave:
Área de turbulência de ar limpo, Emissão de CO2, Emissão GlobalResumo
O transporte aéreo contribui com 2% da emissão global para efeito estufa. Esta situação agrava a ocorrência de fenômenos meteorológicos de turbulência de Clear Air (CAT). Quando uma aeronave voa sobre uma área de CAT, aumenta o consumo de combustível para adequar a velocidade e a sustentação. Consumir mais combustível agrava o efeito estufa. O objetivo deste trabalho é quantificar a emissão de poluentes na atmosfera, por meio da aplicação de um modelo conceitual e dinâmico de decisão para análise microscópica do fluxo de tráfego aéreo. O método consiste em delimitar a área CAT, escalonar os parâmetros de voo e calcular as emissões de CO2 em condições normais e com CAT. Quando há CAT, há duas opções: prosseguir no mesmo plano de voo ou fazer um desvio de rota para uma altitude menor. A comparação entre as condições dos vôos com a presença de CAT, infere que a mudança para uma altitude menor durante os vôos é viável, pois há uma redução no consumo de combustível e, consequentemente, nas emissões de CO2.
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