Avaliação da macrotextura do pavimento asfáltico do anel viário do município de Palmas (TO)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.008.0013Palavras-chave:
Pavimento Asfáltico, Macroestrutura, Segurança viária, Mancha de areia, DrenabilidadeResumo
O pavimento pode ser definido com uma estrutura de múltiplas camadas semi-infinitas cuja função é transmitir os esforços causados pelo tráfego no terreno de fundação (subleito), além de proporcionar aos usuários boas condições de conforto e segurança. Sabemos que a morte no trânsito é responsável por gerar grandes despesas ao governo, desta forma, a segurança das estradas é crucial para o desenvolvimento do país. A textura superficial dos pavimentos condiciona diversos aspectos relacionados ao conforto e a segurança dos usuários sobretudo o efeito de aderência pneu/pavimento e hidroplanagem. O presente estudo avalia as principais características da macroestrutura do pavimento ao longo do traçado da Avenida NS-15 entre as avenidas Juscelino Kubitscheck e LO-08 e verifica se estes valores estão em concordância com as normas regulamentadoras ASTM E 965-96 e ASTM E 2380. Para tal, foram realizados os ensaios de Mancha de Areia e de Drenabilidade, de acordo os valores de referência no Brasil.
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