Avaliação da macrotextura do pavimento asfáltico do anel viário do município de Palmas (TO)

Autores

  • Thais Freitas Zenkner Universidade Federal do Pará
  • Marcus de Barros Braga Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Flávio Vieira da Silva Junior Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.008.0013

Palavras-chave:

Pavimento Asfáltico, Macroestrutura, Segurança viária, Mancha de areia, Drenabilidade

Resumo

O pavimento pode ser definido com uma estrutura de múltiplas camadas semi-infinitas cuja função é transmitir os esforços causados pelo tráfego no terreno de fundação (subleito), além de proporcionar aos usuários boas condições de conforto e segurança. Sabemos que a morte no trânsito é responsável por gerar grandes despesas ao governo, desta forma, a segurança das estradas é crucial para o desenvolvimento do país. A textura superficial dos pavimentos condiciona diversos aspectos relacionados ao conforto e a segurança dos usuários sobretudo o efeito de aderência pneu/pavimento e hidroplanagem. O presente estudo avalia as principais características da macroestrutura do pavimento ao longo do traçado da Avenida NS-15 entre as avenidas Juscelino Kubitscheck e LO-08 e verifica se estes valores estão em concordância com as normas regulamentadoras ASTM E 965-96 e ASTM E 2380. Para tal, foram realizados os ensaios de Mancha de Areia e de Drenabilidade, de acordo os valores de referência no Brasil.

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Biografia do Autor

Thais Freitas Zenkner, Universidade Federal do Pará

Graduada no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Pós Graduada em Pavimentação Rodoviária no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC ITPAC Porto). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Software para Projetos da Engenharia Civil e Ensaios Laboratoriais de Solos. Cursando Mestrado Profissional em Processos Construtivos e Saneamento Urbano na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Marcus de Barros Braga, Universidade Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2014). Tem experiência na área de engenharia mecânica e manutenção mecânica.

Flávio Vieira da Silva Junior, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Infraestrutura de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Experiência em planejamento de infraestrutura de transportes urbanos com ênfase em recuperação de pavimentos asfálticos e alocação de linhas de ônibus pelo Método Gravitacional de Newton para elaboração de Matrizes O/D. Atualmente Professor Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Pavimentação Rodoviária, e do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). Coordenador do Escritório Modelo de Engenharia do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

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Publicado

2019-05-14