Nutrient contents in corn (Zea mays L.) and nitrogen application in amazon soil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.006.0002

Keywords:

Fertilization, Macronutrients, 30F35 hybrid

Abstract

Corn crop is very important for Brazilian agriculture because of its great diversity of use, both in animal feed and in the high-tech industry. Thus, the objective was to evaluate the agronomic characteristics and nutrient content in corn crop. grown in different texture soils. The experiment was carried out in a greenhouse, in the soil department of the Federal Rural University of Amazonia, Belém campus, with the objective of evaluating the effects of nitrogen doses (0, 50, 100, 150, 200 kg ha-1) on Soils of different textures (clay and sandy). Plant height, stem diameter, leaf dry mass and nutrient content (N, P, K, Ca and Mg) in leaf tissue in corn (Zea mays L) were evaluated. A completely randomized experimental design was used in a 5x2 factorial scheme distributed in five replications. The soil was placed in plastic pots with a capacity of 5 dcm3 where with both textures (sandy and clayey). A significant effect (P ≤ 0.01) occurred for all variables analyzed. Nitrogen rates had a positive influence on the height, diameter and dry mass of corn leaves, with larger increments in clayey soil. The nutrient content of corn crop in the medium textured soil decreased as N rates increased, except for Mg content. The nutrient content for clayey soil showed better response to N application.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Correia Sodré, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando no programa de pós graduação em Agronomia (Ciência do Solo) na UNESP/ Jaboticabal /SP. trabalha na área de relações entre manejo, estresse e fisiologia de plantas ; Mestre em Agronomia com linha de pesquisa em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas (UFRA); Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA);participou como Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Agronomia SESu/MEC).estagiou na área solos e produção vegetal. Tem experiência em Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando nos temas: Fertilidade e Fertilização de Solos; Nutrição de Plantas, e Manejo do Solo. 

Jessivaldo Rodrigues Galvão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), com mestrado em Agronomia (2005) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011). Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Solos, com ênfase em Fertilidade, Manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de grãos, disponibilidade de minerais e nutrição de plantas.

Mauro Junior Borges Pacheco, Universidade Federal Rural da Amazônia

Tem experiência na área de Agronomia. Foi bolsista de extensão do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Hodiernamente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UFRA, é integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo e Fertilidade do Solo (GPEMFS) da UFRA. Desenvolve estudos na área de ciência do solo, com ênfase em fertilidade, manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, análise de solos, microbilogia do solo, utilização de bioestimulantes - promotores de crescimento, Adubação de diversas culturas da Amazônia e nacionais , Sistemas, Técnicas e Práticas de Manejo e conservação do solo e Produção vegetal.

Antônio Vinicius Corrêa Barbosa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2000) e doutorado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é docente da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: estatistica, fisica, áreas de baixadas, sistema de informação e perfil geoelétrico.

Antônia Benedita da Silva Bronze, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002);bolsista de iniciação cientifica de 1999 a 2002 na mesma instituição; Mestrado em Agronomia, área de concentração Biologia Vegetal Tropical, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2005); Professora substituta da Universidade Federal Rural da Amazônia ministrando a disciplina Genética nos anos de 2005 a 2007; Doutorado em Ciências agrárias, área de concentração agroecossistemas da amazônia, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009); Extensionista rural I - engenheira agronoma da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará-EMATER-PA, de 2006 a 2010; Coordenadora do escritorio local da EMATER- PA no Município de São João de Pirabas; Coordenadora de projeto de pesquisa pólo de fruticultura tropical no Estado do Pará:Implantação de uma rede de empreendimentos solidários para agricultores familiares da Microrregião do Salgado- CNPQ/MDA; .Em 2010 foi nomeada no quadro funcional da Universidade Federal Rural da Amazônia para o cargo de professor de 3º grau, com dedicação exclusiva na área de Fruticultura, Tecnologia de sementes e mudas, e horticultura, aprovada através de concurso público.Atua principalmente nos seguintes temas: Fruticultura, sistemas agroflorestais, Genética de plantas, recursos genéticos, palmeiras nativas da amazônia , propagação vegetativa, plantas aromáticas e medicinais da amazônia, sistema de produção e comercialização de fruteiras.

Nilvan Carvalho Melo, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2013), doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCAV/Unesp - Campus de Jaboticabal (2018) e especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Amapá (2018). Atualmente é professor e diretor de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Amapá, Campus Agrícola Porto Grande, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa. Atua como revisor de periódicos, e é membro dos grupos: GEMAS (Grupo de Estudo em Manejo do Solo) e GPFiS (Grupo de Pesquisa em Física do Solo), ambos credenciados no CNPq. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: características do solo e uso de fertilizantes, manejo do solo, compactação do solo, atributos físicos e químicos do solo e suas interações com o desempenho das culturas.

Ilano Silva Braga do Nascimento, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). , atuando principalmente nos seguintes temas: feijão-guandú, fontes fosfatadas, conchas marinhas, ph do solo e jambú.

Published

2019-11-05

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>