Dispersão do dióxido de nitrogênio: um estudo de caso em Belém/PA
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.001.0004Palabras clave:
Poluentes, Motogeradores, EmissõesResumen
O homem no decorrer de sua evolução natural e, no consequente aumento do uso de diversos materiais vem de forma incisiva colaborando para o crescente processo de degradação atmosférica, por meio de contribuições de emissões de efluentes gasosos. O principal objetivo deste estudo consistiu em simular as emissões do poluente atmosférico Óxido de Nitrogênio (NOX), emitido por motores a Diesel, em uma determinada área de influência de na cidade de Belém. As áreas de estudo localizam-se na cidade de Belém-Pa, na porção centro-sul do município, onde estão instalados os grandes empreendimentos comerciais objeto de estudo desta pesquisa. A seleção das fontes emissoras de poluentes atmosféricos para o estudo fundamentou-se em dados reais de motores estacionários utilizadores de óleo diesel, instalados em 05 (cinco) empreendimentos comerciais na cidade de Belém. O software utilizado para modelar foi o Screen View 4.0. No que se refere a NO2, as emissões ultrapassaram os valores estabelecidos pelo CONAMA,1990, em virtude do parque energético da fonte 3 ter suas emissões de poluentes triplicados, em decorrência das características físicas dos mesmos, contribuindo para cumulatividade, das emissões oriundas de outras fontes no entorno, principalmente ao que se refere as emissões de NO2, as quais tiveram seus limites ultrapassados quando do funcionamento do parque energético dos empreendimentos. Porém, em longo prazo as emissões somadas aos lançamentos de poluentes de fontes móveis, podem contribuir para alterar e degradar a vegetação e os ecossistemas sensíveis. Partindo das percepções obtidas na pesquisa, o papel de monitorar as emissões, não deve ser somente obrigação do Estado, mas sim, de toda sociedade, pois o atributo em estudo é bem comum e deve ser preservado.
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