Dispersão do dióxido de nitrogênio: um estudo de caso em Belém/PA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.001.0004

Palabras clave:

Poluentes, Motogeradores, Emissões

Resumen

O homem no decorrer de sua evolução natural e, no consequente aumento do uso de diversos materiais vem de forma incisiva colaborando para o crescente processo de degradação atmosférica, por meio de contribuições de emissões de efluentes gasosos. O principal objetivo deste estudo consistiu em simular as emissões do poluente atmosférico Óxido de Nitrogênio (NOX), emitido por motores a Diesel, em uma determinada área de influência de na cidade de Belém. As áreas de estudo localizam-se na cidade de Belém-Pa, na porção centro-sul do município, onde estão instalados os grandes empreendimentos comerciais objeto de estudo desta pesquisa. A seleção das fontes emissoras de poluentes atmosféricos para o estudo fundamentou-se em dados reais de motores estacionários utilizadores de óleo diesel, instalados em 05 (cinco) empreendimentos comerciais na cidade de Belém. O software utilizado para modelar foi o Screen View 4.0. No que se refere a NO2, as emissões ultrapassaram os valores estabelecidos pelo CONAMA,1990, em virtude do parque energético da fonte 3 ter suas emissões de poluentes triplicados, em decorrência das características físicas dos mesmos, contribuindo para cumulatividade, das emissões oriundas de outras fontes no entorno, principalmente ao que se refere as emissões de NO2, as quais tiveram seus limites ultrapassados quando do funcionamento do parque energético dos empreendimentos. Porém, em longo prazo as emissões somadas aos lançamentos de poluentes de fontes móveis, podem contribuir para alterar e degradar a vegetação e os ecossistemas sensíveis. Partindo das percepções obtidas na pesquisa, o papel de monitorar as emissões, não deve ser somente obrigação do Estado, mas sim, de toda sociedade, pois o atributo em estudo é bem comum e deve ser preservado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeferson Botelho Rodrigues, Faculdade Laboro

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras, MA (2018). Especialização em andamento em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental pela Faculdade Laboro, MA. Atualmente Engenheiro Ambiental no Laboratório de Análises Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, desenvolvendo e atuando nas atividades voltadas ao monitoramento da qualidade do saneamento ambiental do Estado do Maranhão.

Stephanie Jael Negrão de Freitas, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade da Amazônia (2017). Pós graduanda em Engenharia de Segurança do trabalho pela Faculdade Ideal Wyden.Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Qualidade do Ar, das Águas e do Solo, Licenciamento Ambiental, Relatórios Ambientais, estudos de viabilidade ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental (EIA) vulnerabilidade socioeconômica, gestão de riscos ambientais e tecnológicos, Climatologia e Implantação de Programas de Gerenciamento de Resíduos Solidos em instalações portuárias.

Ana Carla Leite Carvalho Cabral, Universidade da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade da Amazônia(2018). Atuando principalmente nos seguintes temas:Desenvolvomento Urbano.

Déborah Luisa Lucas da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais(2015), especialização em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2017), aperfeicoamento em Programa Ciências Sem Fronteiras pela Cornell University(2015) e aperfeicoamento em Programa Ciências Sem Fronteiras pela Murray State University(2015). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos.

Greicy Kelly Pfeiff, Universidade Federal do Pará

Pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho e Bacharel em Engenharia Ambiental. Tem experiência profissional na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Licenciamento e Monitoramento Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho na área de Higiene Ocupacional. Com pesquisas acadêmicas realizadas na área de turismo em regiões litorâneas, com destaque para o desenvolvimento endógeno e infraestrutura local.

Publicado

2020-02-21

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artículos más leídos del mismo autor/a