Gestão ambiental conceitual para o desenvolvimento sustentável do distrito industrial de Icoaraci (Belém/ PA): estudo da vulnerabilidade das águas subterrâneas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.002.0009Palavras-chave:
Águas Subterrâneas, Vulnerabilidade, GOD, Distrito Industrial, Parque Industrial ecológicoResumo
Este estudo tem por objetivo central estudar a vulnerabilidade intrínseca das águas subterrâneas do local aplicando o método Groundwater occurance, Overall of lithology e Depth of groundwater (GOD) para a adaptação e transformação de um distrito industrial em operação em Parque Industrial Ecológico (PIE), no âmbito da gestão ambiental da Ecologia Industrial (EI). Apresenta-se uma breve revisão da literatura acerca dos distritos industriais, assim como os princípios da Ecologia Industrial. A partir da metodologia, a qual se baseia no estudo de profundidade de aquífero, sua condição de confinamento e a litologia da zona não saturada. Como fonte de dados foram usados os poços disponibilizados pela CPRM, por meio do SIAGAS e estudos científicos acerca de PIE e SI. Analisando-se a existência de indícios da cultura de EI nos empreendimentos do distrito industrial. Os índices mostram que cerca de 70% da área apresenta vulnerabilidade baixa e 20% da área, é média. A principal justificativa para este contexto é a presença de argila empacotando os extratos arenosos. Conclui-se que a maior parte da área do Distrito Industrial de Icoaraci (Belém-PA) possui baixa vulnerabilidade, mas que ainda assim, as áreas de médias vulnerabilidades precisam de estudos mais detalhados para aumentar a segurança com as águas subterrâneas e os resultados obtidos indicaram que o distrito industrial de Icoaraci apresenta um potencial regular para ser adaptado em um PIE, conforme a analise proposta neste estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.