Levantamento e caracterização dos impactos ambientais na área de preservação do Itapiracó, São Luís/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.004.0004

Palavras-chave:

Impactos Ambientais, Área de Preservação Ambiental, São Luís/MA

Resumo

Em virtude do rápido e contínuo processo de degradação ambiental, o meio ambiente vem sofrendo com crescimento urbano desordenado, atividades poluidoras e o aumento da demanda sobre os recursos naturais. No entanto, faz-se necessário o monitoramento e gerenciamento dos impactos ambientais ocorridos na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó - São Luís/MA. O presente trabalho objetivou-se levantar os impactos ambientais causados por atividades antrópicas na Área de Proteção Ambiental do Itapiracó. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo estratégica e de análise por Sistema de Informação Geográfica (SIG) que foram realizadas nos dias 05/03/2018, 09/03/2018, 16/03/2018, 20/03/2018, 25/03/2018 e 29/03/2018, através da observação sistemática das condições ambientais do local. A partir da pesquisa, notou-se que a APA do Itapiracó vem sofrendo ao longo dos anos com a degradação ambiental, essa crescente devastação é oriunda, principalmente, do uso incorreto de seus recursos naturais. Na área de estudo foram identificados vários impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas no local e no seu entorno. Os principais impactos ambientais constatados na área foram à retirada da mata ciliar das margens do Riacho Itapiracó e o acúmulo de resíduos sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Botelho Rodrigues, Universidade Vale do Rio Verde

Mestrado acadêmico em andamento em Tecnologia e Gestão Ambiental através do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Fortaleza. Especialização em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Faculdade Laboro, MA (2020). Especialização em andamento em Engenharia do Saneamento Básico através da Universidade Vale do Rio Verde, MG (2021). Graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras, MA (2018). Atualmente fornece Apoio Técnico - Engenheiro Ambiental no Laboratório de Análises Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, desenvolvendo e atuando nas atividades voltadas ao monitoramento da qualidade do saneamento ambiental do estado do Maranhão.

Debora Danna Soares da Silva, Instituto Federal do Ceará

Mestrado acadêmico em andamento em Tecnologia e Gestão Ambiental no Instituto Federal do Ceará (IFCE) - campus Fortaleza, Pós-Graduação em andamento em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental (ESCA) na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Pós-Graduação em andamento em Saneamento e Saúde Ambiental (CESSA) na Universidade Federal de Goiás (UFG), e Graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras - São Luís/MA (2017).

Layse Lorena Neves Sales, Universidade Estadual do Maranhão

Pós-Graduação em andamento em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental (ESCA) na Universidade Estadual do Maranhão(UEMA), Pós-Graduação em andamento em Geoprocessamento na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e Graduação em Engenharia Ambiental na Faculdade Pitágoras-São Luís/MA(2017). Atuando em Licenciamento Ambiental, Geoprocessamento aplicado a análises ambientais, Saneamento e Monitoramento Ambiental.

Ketelly Marley Campos Cantanhede, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras, MA (2018). Atualmente, pós-graduanda em Geoprocessamento pela PUC-Minas, MG (2020).

Stephanie Jael Negrão de Freitas, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade da Amazônia (2018). Pós graduada em Engenharia de Segurança do trabalho pela Faculdade Ideal Wyden (2020).

Ana Carla Leite Carvalho Cabral, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade da Amazônia(2018). Atuando principalmente nos seguintes temas:Desenvolvomento, Urbano.

Beatriz da Silva Alves, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras/FAMA de São Luis/MA (2018). Exerceu o cargo de Colaborador Eventual na Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, no Programa Maranhão Verde (2019). Especialização em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental (em andamento) pela Universidade Estadual do Maranhão - Cidade Universitária Paulo VI (São Luís/MA). 

Jennifer da Cruz Arouche Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras-MA (2018). Fui Estagiária e Colaboradora Eventual na SEMA-Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, no Programa Maranhão Verde (2019). Especialização em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental (em andamento) pela UEMA- Universidade Estadual do Maranhão. 

Francisco de Assis Gonçalves Júnior, Faculdade Pitágoras

Graduação (em andamento) em Engenharia Ambiental (FAP).

Adeildo Cabral da Silva, Instituto Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura (1988) e Bacharelado (1991) em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutorado (2015) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ex-coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental e do Laboratório de Energias Renováveis e Conforto Ambiental. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental (PGTGA - Mestrado) e do Curso de Especialização em Tecnologia do Ambiente Construído do Instituto CENTEC - CE. Tem experiência na área de Geociências e Saneamento Ambiental, com ênfase em Impacto Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Física, Desenvolvimento Sustentável, Ambiente Construído, Novos Materiais, Resíduos Sólidos Engenharia Ambiental e Conforto Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

Uso Sustentável da Biodiversidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)