Qualidade da água utilizada na irrigação de produtos orgânicos: o caso de um polo agrícola em Paço Lumiar/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.001.0003

Palavras-chave:

Água de irrigação, Água subterrânea, Agricultura orgânica

Resumo

O Polo Agrícola Hort Canaã – MA pratica a agricultura familiar orgânica e irriga as suas culturas com água proveniente de um poço artesiano localizado no seu próprio terreno, tendo em vista que, a água de irrigação é o maior fator de influência na quantidade de doenças em uma lavoura, faz-se necessário estudar a qualidade das águas utilizadas para irrigação, principalmente aquelas que irrigam produtos orgânicos, que precisam está livre de contaminantes para não prejudicar a produção. Diante disso, este trabalho objetivou avaliar a qualidade da água subterrânea para fins de irrigação utilizada no Polo Agrícola Hort Canaã da Vila Residencial Nova Canaã localizado no município de Paço do Lumiar/MA. Os parâmetros avaliados foram: pH, dureza total, cálcio, magnésio, alcalinidade e parâmetros microbiológicos. Os resultados obtidos mostraram que com exceção do pH, as demais variáveis não apresentaram risco de dano ao sistema de irrigação e a qualidade da água irrigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Botelho Rodrigues, Universidade Vale do Rio Verde

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras, MA (2018). Especialização em andamento em Engenharia do Saneamento Básico através da Universidade Vale do Rio Verde, MG. Especialização em andamento em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental pela Faculdade Laboro, MA. Atualmente Engenheiro Ambiental no Laboratório de Análises Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, desenvolvendo e atuando nas atividades voltadas ao monitoramento da qualidade do saneamento ambiental do Estado do Maranhão.

Débora Danna Soareas da Silva, Instituto Federal do Ceará

Mestrado acadêmico em andamento em Tecnologia e Gestão Ambiental no Instituto Federal do Ceará (IFCE) - campus Fortaleza, Pós-Graduação em andamento em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental (ESCA) na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Pós-Graduação em andamento em Saneamento e Saúde Ambiental (CESSA) na Universidade Federal de Goiás (UFG), e Graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras - São Luís/MA (2017).

Stephanie Jael Negrão de Freitas, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade da Amazônia (2017). Pós graduanda em Engenharia de Segurança do trabalho pela Faculdade Ideal Wyden.Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Qualidade do Ar, das Águas e do Solo, Licenciamento Ambiental, Relatórios Ambientais, estudos de viabilidade ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental (EIA) vulnerabilidade socioeconômica, gestão de riscos ambientais e tecnológicos, Climatologia e Implantação de Programas de Gerenciamento de Resíduos Solidos em instalações portuárias.

Ana Carla Leite Carvalho Cabral, Universidade da Amazônia

Mestrado acad

Greicy Kelly Pfeiff, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho e Bacharel em Engenharia Ambiental. Tem experiência profissional na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Consultoria, Licenciamento e Monitoramento Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho na área de Higiene Ocupacional. Com pesquisas acadêmicas realizadas na área de turismo em regiões litorâneas, com destaque para o desenvolvimento endógeno e infraestrutura local. Faz parte dos grupos de pesquisa Estudos e Modelagem Hidroambientais (LEMHA).

Islia Lima de Sousa Amorim, Universidade do Estado do Pará

Pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade da Amazônia (UNAMA/SER). Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2017). Com experiência em licenciamento ambiental e projetos sociais.

Downloads

Publicado

2020-02-21

Edição

Seção

Oceanografia Física, Química, Geológica, Biológica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)