O Podcast como ferramenta de educação ambiental na formação inicial em Ciências Biológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.002.0009

Palabras clave:

Ferramentas Digitais, Podcast, Resíduos Sólidos, Licenciandos em Ciências Biológicas

Resumen

A sociedade atual está imersa em um contexto conflitante, convivendo com a dualidade do consumismo exacerbado e do ambientalmente correto. Assim, é importante ressaltar que a forma como o homem percebe o ambiente tem grande influência em sua postura diante da natureza. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental (EA) atrelada as tecnologias da educação e comunicação, surge como uma ferramenta de sensibilização e transformação da consciência humana, promovendo a mudança de hábitos. Nesse cenário, o professor como mediador, e facilitador da aprendizagem, é capaz de sensibilizar o indivíduo sobre o seu papel na sociedade. O presente trabalho teve como objetivos utilizar o Podcast como ferramenta de informação e discussão sobre a temática dos resíduos sólidos, apresentar notícias referentes a problemática dos resíduos sólidos através de jornais de grande circulação, analisar a percepção de graduandos em ciências biológicas sobre os resíduos e sensibilização ambiental por meio da aplicação do Podcast. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, com procedimentos direcionados à Análise de Conteúdo. Verificou-se que os graduandos conhecem a ferramenta Podcast e a compreendem como facilitadora no processo de aprendizagem e sensibilização. No que tange à Educação Ambiental atrelada a utilização das ferramentas tecnológicas, assegura-se a ideia de que a união dessas linhas possibilita, de fato, a sensibilização dos indivíduos, visto que, em virtude dos avanços ocorridos nas sociedades, a tecnologia aproxima os conteúdos da realidade de mundo dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa Belízia Baracho de Oliveira, Centro Universitário UNIFACEX

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex - UNIFACEX (2020) na modalidade Licenciatura. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2018). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2017). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2019). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís - FSL (2020). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex - UNIFACEX (2015). É revisor dos periódicos Hólos; Revista Eletrônica Cientifica Ensino Interdisciplinar; Carpe Diem e Retratos da Escola. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Lúcia Maria de Almeida, Centro Universitário UNIFACEX

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), graduação em Licenciatura em Educação Artística - Artes Plástica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professora - Secretaria Municipal de Educação de Natal, e do Centro Universitário Facex - Unifacex dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, e na área de Educação com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza, Centro Universitário UNIFACEX

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2006), especialista em Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Naturais pela FACEX (2008). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bolsista CAPES. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Educação Ambiental, Biodiversidade, Bioética, Anatomia, Fisiologia Vegetal e Ensino de Ciências.

Publicado

2021-04-12

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artículos más leídos del mismo autor/a