A problemática dos resíduos sólidos e ações de conservação na praia de Búzios, Rio Grande do Norte: um estudo sobre a percepção ambiental da comunidade local e frequentadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.002.0012

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Resíduos sólidos

Resumo

Considerando a relevância das zonas costeiras para atividades humanas e a necessidade de conservação desses espaços, diversos trabalhos têm sido desenvolvidos buscando compreender a Percepção Ambiental (PA) dos frequentadores sobre a relação do homem com o ambiente marinho e a relevância da sua conservação. Desta forma, sabendo que as praias se constituem espaços de lazer, estes se tornam ambientes bastante impactados em virtude da presença humana e o consumo na região, é importante analisar como o homem vê esse ambiente e como interfere nele, para que assim, possam ser apresentadas medidas que minimizem esses impactos. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo investigar a Percepção de frequentadores da praia de Búzios, Nísia floresta, RN, acerca da problemática dos resíduos sólidos, bem como, traçar um perfil dos banhistas, e, realizar um levantamento de ações de conservação. A presente pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa e exploratória, com procedimentos direcionados a levantamento de dados e análise de conteúdo. Os resultados obtidos a partir das entrevistas possibilitou identificar tendências diversas sobre a percepção dos frequentadores a respeito da praia de Búzios e seu ambiente físico. A pesquisa possibilitou discutir a relação do homem com a natureza a partir da perspectiva do próprio homem. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de estudos que possibilitem a implementação de políticas públicas que subsidiem uma melhor orientação e fiscalização nas praias urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simony Souza Santos, Centro Universitário UNIFACEX

Graduada em Ciências Biólogicas Pelo Centro Universitário UNIFACEX. Tem interesse em temas relacionados ao Meio Ambiente, Conservação e Educação para a Sustentabilidade.

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2018). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2017). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2019). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís - FSL (2020). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex - UNIFACEX (2015). É revisor dos periódicos Hólos; Revista Eletrônica Cientifica Ensino Interdisciplinar; Carpe Diem e Retratos da Escola. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Lúcia Maria de Almeida, Centro Universitário UNFACEX

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), graduação em Licenciatura em Educação Artística - Artes Plástica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professora - Secretaria Municipal de Educação de Natal, e do Centro Universitário Facex - Unifacex dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, e na área de Educação com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza, Centro Universitário UNFACEX

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Meio ambiente e gestão dos recursos naturais Centro Universitário UNFACEX. Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNFACEX). Atualmente faz parte do quadro docente da Secretária Estadual de Educação (SEEC) do Centro Universitário UNIFACEX no curso de Ciências Biológicas. Tem experiência e interesse nas seguintes áreas: Gestão e Educação Ambiental, Biodiversidade, Bioética, Anatomia, Fisiologia Vegetal e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2021-04-12

Edição

Seção

Uso de Recursos Naturais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)