O tinkercad como ferramenta digital potencializadora para aprendizagem sobre as fases do tratamento da água

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.003.0011

Palavras-chave:

Tratamento da Água, Ferramentas digitais, Tinkercad, Ensino de Ciências

Resumo

O estudo da água, bem como, a suas fases, ciclo e tratamento é de suma importância para a formação do estudante dentro do ensino de Ciências.  Diante disto, o presente trabalho surgiu da necessidade da montagem de uma maquete, para facilitar a compreensão dos estudantes sobre o tratamento da água e suas fases em uma E.T.A (Estação de Tratamento de Água). Devido ao momento de pandemia vivido, também no Brasil, decorrente do vírus da Covid-19 o projeto foi elaborado e aplicado de forma virtual com estudantes de 03 turmas do 6º ano do ensino fundamental. Neste, a temática sobre a água foi desenvolvida em 6 aulas consecutivas, dentro do componente curricular de Ciências, seguindo as seguintes etapas: i) Discussão da escassez de água no mundo; ii) produção de desenho no formato de uma mão, sobre como economizar água; iii) vídeo para diferenciar a Estação de Tratamento e Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), iv) orientações para o trabalho individual e uso do Software Tinkercad, v) produção das maquetes virtuais e apresentação dos trabalhos executados. Por meio das atividades realizadas, os estudantes utilizaram pela primeira vez a ferramenta tecnológica Tinkercad, comumente usadas por designs e /ou arquitetos, para representar as fases do tratamento de uma E.T. A. (Estação de Tratamento de Água) e obtiveram resultados muito satisfatórios, facilitando a aprendizagem sobre o tema água no ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naama Pegado Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em Ciências Biológicas pela UFRN. Atualmente é docente da rede pública (SEEC-RN), atuando como membro do Núcleo de Formação da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) na SEEC/RN, além de ensinar na rede privada de ensino. Tem experiência na área de ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias ativas, Aprendizagem Significativa Crítica, Alfabetização científica de estudantes hipoacúsicos e BNCC.

 

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN.  Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN. Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís (FSL). Especialista em Gestão Ambiental pelo IFRN.  Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)