A aprendizagem em temas de geociências mediada pela aplicação de mapas conceituais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2020.003.0001Palavras-chave:
Organizador Gráfico, Mapas Conceituais, Ensino de Geociências, Educação BásicaResumo
Os mapas conceituais (MC) têm se destacado na atualidade como uma ferramenta poderosa no processo da aprendizagem em diversas áreas do conhecimento e níveis e ensino. O objetivo deste trabalho foi aplicar os MC como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem em conteúdos de geociências. O estudo foi realizado com 33 alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola privada de natal, RN. As atividades foram desenvolvidas por meio das seguintes etapas: I) aprofundamento temático (estrutura dos vulcões e erupções vulcânicas), II) familiarização com os MC, e, III) elaboração dos MC. Os mapas construídos foram avaliados quanto ao tipo morfológico (radial, linear e em rede), utilizando a classificação de Kinchin e Hay (2000). Partindo dos resultados observados nesse estudo, verificou-se uma grande ocorrência de mapas com estrutura em rede (58%) o que evidencia que os estudantes aprenderam de forma significativa os temas abordados. Por meio dos dados obtidos, verificamos que o uso de MC contribui para o desenvolvimento de habilidades e da capacidade dos estudantes em organizar, relacionar e representar o conhecimento que foi construído, podendo assim, ser utilizado como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem em temas de geociências.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.