A aprendizagem em temas de geociências mediada pela aplicação de mapas conceituais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2020.003.0001Palabras clave:
Organizador Gráfico, Mapas Conceituais, Ensino de Geociências, Educação BásicaResumen
Os mapas conceituais (MC) têm se destacado na atualidade como uma ferramenta poderosa no processo da aprendizagem em diversas áreas do conhecimento e níveis e ensino. O objetivo deste trabalho foi aplicar os MC como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem em conteúdos de geociências. O estudo foi realizado com 33 alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola privada de natal, RN. As atividades foram desenvolvidas por meio das seguintes etapas: I) aprofundamento temático (estrutura dos vulcões e erupções vulcânicas), II) familiarização com os MC, e, III) elaboração dos MC. Os mapas construídos foram avaliados quanto ao tipo morfológico (radial, linear e em rede), utilizando a classificação de Kinchin e Hay (2000). Partindo dos resultados observados nesse estudo, verificou-se uma grande ocorrência de mapas com estrutura em rede (58%) o que evidencia que os estudantes aprenderam de forma significativa os temas abordados. Por meio dos dados obtidos, verificamos que o uso de MC contribui para o desenvolvimento de habilidades e da capacidade dos estudantes em organizar, relacionar e representar o conhecimento que foi construído, podendo assim, ser utilizado como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem em temas de geociências.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.