A aprendizagem em temas de geociências mediada pela aplicação de mapas conceituais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2020.003.0001

Palabras clave:

Organizador Gráfico, Mapas Conceituais, Ensino de Geociências, Educação Básica

Resumen

Os mapas conceituais (MC) têm se destacado na atualidade como uma ferramenta poderosa no processo da aprendizagem em diversas áreas do conhecimento e níveis e ensino. O objetivo deste trabalho foi aplicar os MC como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem em conteúdos de geociências. O estudo foi realizado com 33 alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola privada de natal, RN. As atividades foram desenvolvidas por meio das seguintes etapas: I) aprofundamento temático (estrutura dos vulcões e erupções vulcânicas), II) familiarização com os MC, e, III) elaboração dos MC. Os mapas construídos foram avaliados quanto ao tipo morfológico (radial, linear e em rede), utilizando a classificação de Kinchin e Hay (2000). Partindo dos resultados observados nesse estudo, verificou-se uma grande ocorrência de mapas com estrutura em rede (58%) o que evidencia que os estudantes aprenderam de forma significativa os temas abordados. Por meio dos dados obtidos, verificamos que o uso de MC contribui para o desenvolvimento de habilidades e da capacidade dos estudantes em organizar, relacionar e representar o conhecimento que foi construído, podendo assim, ser utilizado como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem em temas de geociências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução (UFRN), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN), Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (IFRN) Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN) e, Licenciado em Ciências Biológicas (Centro Universitário FACEX). Possui forte interesse e experiência na área de Zoologia de Invertebrados, com ênfase em Taxonomia e Ecologia de Collembola.Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2018). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (2017). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (2019). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís – FSL (2020). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex - UNIFACEX (2015). É revisor dos periódicos Hólos; Revista Eletrônica Cientifica Ensino Interdisciplinar; Carpe Diem e Retratos da Escola. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Publicado

2020-08-12

Artículos más leídos del mismo autor/a