Educação ambiental e conservação do solo: uma proposta didática interdisciplinar para a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.003.0003Palavras-chave:
Solos, Conservação, Sequência Didática, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Educação BásicaResumo
O presente trabalho teve como objetivo relatar uma experiência envolvendo a aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre os solos e sua conservação atrelado a Educação Ambiental (EA). A SD foi aplicada junto a 42 estudantes matriculados no 7º ano do ensino fundamental II de uma instituição privada de ensino, localizada em Natal, RN. A SD foi estruturada com base dinâmica dos Três momentos Pedagógicos sistematizada por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e envolveu atividades como: i) uso de questões problematizadoras sobre o solo e sua conservação, ii) aula dialógica sobre as propriedades, tipos de solos, degradação, poluição e conservação do solo; e, aula de campo no entono da escola para coleta de poluentes e registros fotográficos dos solos, iii) elaboração e socialização de cartazes socioambientais sobre os solos. De modo geral, por meio da SD aplicada, foi possível trabalhar com o tema solo associada a atividades de EA, as quais contribuíram para que os estudantes compreendessem a importância do solo e a sua conservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.