Educação ambiental e conservação do solo: uma proposta didática interdisciplinar para a educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.003.0003

Palabras clave:

Solos, Conservação, Sequência Didática, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Educação Básica

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo relatar uma experiência envolvendo a aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre os solos e sua conservação atrelado a Educação Ambiental (EA). A SD foi aplicada junto a 42 estudantes matriculados no 7º ano do ensino fundamental II de uma instituição privada de ensino, localizada em Natal, RN. A SD foi estruturada com base dinâmica dos Três momentos Pedagógicos sistematizada por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e envolveu atividades como: i) uso de questões problematizadoras sobre o solo e sua conservação, ii) aula dialógica sobre as propriedades, tipos de solos, degradação, poluição e conservação do solo; e, aula de campo no entono da escola para coleta de poluentes e registros fotográficos dos solos, iii) elaboração e socialização de cartazes socioambientais sobre os solos. De modo geral, por meio da SD aplicada, foi possível trabalhar com o tema solo associada a atividades de EA, as quais contribuíram para que os estudantes compreendessem a importância do solo e a sua conservação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN.  Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN. Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís (FSL). Especialista em Gestão Ambiental pelo IFRN.  Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Luis Antônio Paulino de Almeida, Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte

Licenciamento em Matemática pelo Centro Universitário FAEL (UNIFAEL). Graduado em Ciências Contábeis Pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). Atualmente é coordenador de apoio pedagógico e administrativo de uma escola da rede pública do município de São Gonçalo do amarante. Tem interesse em Metodologias ativas; Educação Financeira e Educação Matemática.

Naama Pegado Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em Ciências Biológicas pela UFRN. Atualmente é docente da rede pública (SEEC-RN), atuando como membro do Núcleo de Formação da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) na SEEC/RN, além de ensinar na rede privada de ensino. Tem experiência na área de ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias ativas, Aprendizagem Significativa Crítica, Alfabetização científica de estudantes hipoacúsicos e BNCC.

Publicado

2021-10-29

Artículos más leídos del mismo autor/a