Questões de gênero e sexualidade na educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2021.001.0002Palavras-chave:
Educação, Gênero e Sexualidade, Escola, Universidade, BrasilResumo
O presente estudo, em tela ou em mãos, tem como objetivo: apresentar e discutir como as questões de gênero e sexualidade perpassam a educação brasileira. Metodologicamente, possui uma abordagem qualitativa, em nível exploratório, de tipo bibliográfico. Destaca-se que autores/as como Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Miguel Arroyo são apresentados no desenvolvimento da discussão. Pode-se considerar a partir do estudo que os processos educacionais (formais e informais) são atravessados por uma norma que toma como base a heterossexualidade como norteadora, e que as escola e universidades constituem-se como espaços de violência (física e simbólica) onde as pessoas LGBTQI+ podem ser alvos de homofobia por conta de suas vivências no âmbito da sexualidade.
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