Manifestações discursivas em um jornal online acerca da governabilidade brasileira no período de 2019-2021
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0007Palavras-chave:
Gestão de Governabilidade, Autoritarismo, InstagramResumo
O presente trabalho analisou as percepções que os usuários de uma mídia social (Instagram) têm sobre a relação entre as práticas discursivas de autoritarismo e modos de sujeição engendrados pela gestão de governabilidade brasileira no período de 2019-2021. Lançamos uma especulação de pesquisa que se coloca em estudar a relação de identificação ideológica com os regimes de governabilidade da população do país desde o ano de 2019 aos dias atuais, uma vez que são identificadas práticas de autoritarismo em políticas partidárias de extrema direita como ferramenta de manutenção do conservadorismo, retrocessos de políticas públicas e negação de direitos nos diversos âmbitos da sociedade brasileira como educação, saúde, economia, cultura, dentre outros. Propomos como questionamento deste estudo o seguinte problema: quais percepções são evidenciadas por usuários de uma rede social (Instagram) a partir de comentários em notícias acerca da gestão de governabilidade brasileira entre 2019- 2021? Desse modo, a composição do estudo se divide na primeira seção em discutir as categorias teóricas da revisão de literatura, e posteriormente é apresentado o percurso metodológico da pesquisa. Metodologicamente, foi operacionalizado análise documental de comentários de matérias jornalísticas publicadas em um canal do Instagram,e posteriormente, analisado sob o método da análise de conteúdo. É perceptível a dicotomia acerca do fenômeno pesquisado, onde de um lado se posicionaram sujeitos contra a gestão de governabilidade atual articulando argumentos que justificaram sua indignação às diversas formas de sujeição impostas às produções de vida no país e consequentemente a elaboração de várias categorias derivadas, e por outro lado, aqueles que compactuam com a gestão em vigor, e assim validam os ideais e práticas empreendidas desde o ano de 2019 aos dias atuais, cuja contribuição demonstram ataques a qualquer forma de oposição interesses da gestão atual do país, tal condição de análise é permeada pelo atravessamento da categoria Autoritarismo como ponto de intersecção para a compreensão das relações entre todas as categorias, inclusive no que se refere à questão de causalidade e sua emergência como consequência das percepções associadas às matérias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educationis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.