Manifestações discursivas em um jornal online acerca da governabilidade brasileira no período de 2019-2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0007

Palavras-chave:

Gestão de Governabilidade, Autoritarismo, Instagram

Resumo

O presente trabalho analisou as percepções que os usuários de uma mídia social (Instagram) têm sobre a relação entre as práticas discursivas de autoritarismo e modos de sujeição engendrados pela gestão de governabilidade brasileira no período de 2019-2021. Lançamos uma especulação de pesquisa que se coloca em estudar a relação de identificação ideológica com os regimes de governabilidade da população do país desde o ano de 2019 aos dias atuais, uma vez que são identificadas práticas de autoritarismo em políticas partidárias de extrema direita como ferramenta de manutenção do conservadorismo, retrocessos de políticas públicas e negação de direitos nos diversos âmbitos da sociedade brasileira como educação, saúde, economia, cultura, dentre outros. Propomos como questionamento deste estudo o seguinte problema: quais percepções são evidenciadas por usuários de uma rede social (Instagram) a partir de comentários em notícias acerca da gestão de governabilidade brasileira entre 2019- 2021? Desse modo, a composição do estudo se divide na primeira seção em discutir as categorias teóricas da revisão de literatura, e posteriormente é apresentado o percurso metodológico da pesquisa. Metodologicamente, foi operacionalizado análise documental de comentários de matérias jornalísticas publicadas em um canal do Instagram,e posteriormente, analisado sob o método da análise de conteúdo. É perceptível a dicotomia acerca do fenômeno pesquisado, onde de um lado se posicionaram sujeitos contra a gestão de governabilidade atual articulando argumentos que justificaram sua indignação às diversas formas de sujeição impostas às produções de vida no país e consequentemente a elaboração de várias categorias derivadas, e por outro lado, aqueles que compactuam com a gestão em vigor, e assim validam os ideais e práticas empreendidas desde o ano de 2019 aos dias atuais, cuja contribuição demonstram ataques a qualquer forma de oposição interesses da gestão atual do país, tal condição de análise é permeada pelo atravessamento da categoria Autoritarismo como ponto de intersecção para a compreensão das relações entre todas as categorias, inclusive no que se refere à questão de causalidade e sua emergência como consequência das percepções associadas às matérias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evilâne Praxedes Ribeiro, Centro Universitário Vale do Salgado

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS); Pós - Graduanda nos cursos de Neuropsicologia e Gênero e Sexualidade pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Membra colaboradora da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (UNIVS).

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo (CRP 11/16.666). Graduado em Psicologia (2017) pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO - Bolsista do PROUNI. Especialização em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância (Instituto Pedagógico de Minas Gerais - IPEMIG - 2019). Mestre e Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC na Linha de Pesquisa Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea. Especialização Latu Sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atualmente é Professor de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS) e Professor Substituto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA) - Unidade Campos Sales - Curso de Ciências Biológicas (Regime temporário). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências (ISSN: 2595-0959) vinculada ao Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). 

Isabela Bezerra Ribeiro, Centro Universitário Vale do Salgado

Professora nos cursos de Psicologia e Educação Física no Centro Universitário Vale do Salgado, nas disciplinas de: Psicologia do Esporte, Processos de Integração na Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia Comunitária e Teorias psicológicas Humanistas. Professora no Centro Universitário Paraíso. Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO).

Meury Gardência Lima de Araújo, Centro Universitário Vale do Salgado

Psicóloga (CRP 11/11707) - Unicatólica (2017); Mestra em Psicologia (Teorias e Práticas da Psicanálise) - UFC (2020); Especialista em Gestão em Saúde - UECE (2018); Licenciada em Letras Português - UECE (2010); Tem experiência profissional em: Clínica Psicanalítica; Docência no Ensino Superior; e Educação a Distância - Coordenadora de Tutoria (2014 a 2017) - rede e-Tec/IFCE; Possui curso de Formação de Tutores do Profuncionário - MEC e Curso de Formadora - IFCE/e-Tec. Atualmente: Psicóloga Clínica; Docente na UniVS.

Lielton Silva Maia, Centro Universitário Vale do Salgado

Coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado. Mestrando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Saúde Mental pela UDESC. Especialista em Saúde Pública e da Família pela FAK. Especialista em Ciências da Educação e Docência do Ensino Superior pela UniVS. Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Católica Rainha do Sertão. Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho - LIEOT. Membro da Liga Acadêmica de Estudos Cognitivos Comportamentais - LAECC

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Ensino de Humanidades e Ciências Sociais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)