Discussão exploratória acerca da Psicologia e práticas culturais: uma revisão sistemática de literatura de 2011-2020
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0006Palavras-chave:
Psicologia, Práticas culturais, Impactos psicossociais, Revisão sistemáticaResumo
As práticas culturais são estudadas nas Ciências Humanas e permitem adentrar em compreensões teóricas, metodológicas, éticas e políticas sobre cultura e sociabilidade humana. Objetivou-se discutir a relação de tematização das práticas culturais em interface a Psicologia na literatura de artigos científicos. Método: Realizamos uma Revisão Sistemática de 2011-2020, sob condução do PRISMA (Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises). Os estudos foram extraídos do Portal de Periódicos da CAPES. Foram recuperados 1.759 estudos, sendo apenas 845 pré-selecionados. Foram incluídos 8 estudos para síntese qualitativa. Os estudos indicam uma polissemia de condições conceituais, teóricas e metodológicas da Psicologia no campo das Práticas culturais, envolvendo processos grupais, comunitários e institucionais acerca dos modos de subjetivação. Na formação de psicólogos, o campo das práticas culturais indica um campo polivalente de atuação sobre os processos da sociabilidade humana, bem como indica múltiplas possibilidades de intervenção sobre o comportamento humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educationis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.