Discussão exploratória acerca da Psicologia e práticas culturais: uma revisão sistemática de literatura de 2011-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0006

Palavras-chave:

Psicologia, Práticas culturais, Impactos psicossociais, Revisão sistemática

Resumo

As práticas culturais são estudadas nas Ciências Humanas e permitem adentrar em compreensões teóricas, metodológicas, éticas e políticas sobre cultura e sociabilidade humana. Objetivou-se discutir a relação de tematização das práticas culturais em interface a Psicologia na literatura de artigos científicos. Método: Realizamos uma Revisão Sistemática de 2011-2020, sob condução do PRISMA (Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises). Os estudos foram extraídos do Portal de Periódicos da CAPES. Foram recuperados 1.759 estudos, sendo apenas 845 pré-selecionados. Foram incluídos 8 estudos para síntese qualitativa. Os estudos indicam uma polissemia de condições conceituais, teóricas e metodológicas da Psicologia no campo das Práticas culturais, envolvendo processos grupais, comunitários e institucionais acerca dos modos de subjetivação. Na formação de psicólogos, o campo das práticas culturais indica um campo polivalente de atuação sobre os processos da sociabilidade humana, bem como indica múltiplas possibilidades de intervenção sobre o comportamento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo (CRP 11/16.666). Graduado em Psicologia (2017) pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO - Bolsista do PROUNI. Especialização em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância (Instituto Pedagógico de Minas Gerais - IPEMIG - 2019). Mestre e Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC na Linha de Pesquisa Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea. Experiência em Atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa. Especialização Latu Sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atualmente é Professor de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS) e Professor Substituto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é pesquisador no Laboratório de Psicologia em Subjetividades e Sociedade - LAPSUS - UFC. Extensionista no Projeto de Extensão 'É da Nossa Escola que Falamos' do Departamento de Psicologia da UFC. 

Lucas de Queirós Cavalcante, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Aluno pesquisa em Programa de Iniciação Cientifica (COPEX/UNIVS).

Francisco Nalysson Lucena da Silva, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Aluno pesquisa em Programa de Iniciação Cientifica (COPEX/UNIVS).

Ana Beatriz Garcia de Souza, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Aluna pesquisa em Programa de Iniciação Cientifica (COPEX/UNIVS).

Faeilla Maria Ferreira Lima, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Aluna pesquisa em Programa de Iniciação Cientifica (COPEX/UNIVS).

Francisco Alison Custódio Idelfonso, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Aluno pesquisa em Programa de Iniciação Cientifica (COPEX/UNIVS).

Maria Rosaria Vieira Neta , Centro Universitário Vale do Salgado

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Aluna pesquisa em Programa de Iniciação Cientifica (COPEX/UNIVS).

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Ensino de Humanidades e Ciências Sociais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)