Questões de gênero e sexualidade na educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2021.001.0002

Palavras-chave:

Educação, Gênero e Sexualidade, Escola, Universidade, Brasil

Resumo

O presente estudo, em tela ou em mãos, tem como objetivo: apresentar e discutir como as questões de gênero e sexualidade perpassam a educação brasileira. Metodologicamente, possui uma abordagem qualitativa, em nível exploratório, de tipo bibliográfico. Destaca-se que autores/as como Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Miguel Arroyo são apresentados no desenvolvimento da discussão. Pode-se considerar a partir do estudo que os processos educacionais (formais e informais) são atravessados por uma norma que toma como base a heterossexualidade como norteadora, e que as escola e universidades constituem-se como espaços de violência (física e simbólica) onde as pessoas LGBTQI+ podem ser alvos de homofobia por conta de suas vivências no âmbito da sexualidade.

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Biografia do Autor

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Professor substituto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Formação de Professores. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Discente de Bacharelado em Psicologia na UniNassau e em Licenciatura em Sociologia (Formação pedagógica) e Especialização em Teoria Psicanalítica no Centro Universitário FAVENI. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia da Universidade Regional do Cariri (URCA/CNPQ); Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias da Universidade de Pernambuco. Áreas de investigação: Sociologia (Interações Sociais a partir do quadro teórico de Erving Goffman). Antropologia e Arqueologia. Educação e Sexualidade. Processos Migratórios. Relações étnico-raciais e diversidade. Políticas Públicas em Educação na América Latina. Psicanálise e Cultura. Alfabetização e Divulgação Científica. E-mail: antoniel.historiacomparada@gmail.com

Lielton Maia Silva, Centro Universitário Vale do Salgado

Coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado. Mestrando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Saúde Mental pela UDESC. Especialista em Saúde Pública e da Família pela FAK. Especialista em Ciências da Educação e Docência do Ensino Superior pela UniVS. Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Católica Rainha do Sertão. Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho - LIEOT. Membro da Liga Acadêmica de Estudos Cognitivos Comportamentais - LAECC Supervisor clínico na Abordagem Cognitiva Comportamental E-mail: lieltonmaia@univs.edu.br 

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Publicado

2021-02-01

Edição

Seção

Cultura, Gênero e Subjetividade

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