As ferramentas tecnológicas nos métodos de ensino-aprendizagem: uma revisão de literatura

Autores

  • Eduardo Victo Lima Aureliano Centro Universitário Vale do Salgado
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Centro Universitário Vale do Salgado http://orcid.org/0000-0003-2230-4315
  • Maria Erilucia Cruz Macêdo Centro Universitário Vale do Salgado
  • Otácio Pereira Gomes Centro Universitário Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.002.0002

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem vem se modificando e se modernizando cada vez mais nos dias atuais, o uso das novas ferramentas tecnológicas proporciona novas abordagens para a educação contemporânea, desse modo o presente estudo tem como objetivo abordar os impactos positivos que a tecnologia tem no desenvolvimento dos métodos de ensino-aprendizagem a partir de uma revisão da literatura. Os estudos publicados evidenciam que através do uso da tecnologia se pode despertar maior interesse por partes de estudantes para o aprendizado de novos conteúdos. Estas ferramentas devem ser planejadas pedagogicamente e economicamente para que os resultados possam ser positivos nos processos de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Victo Lima Aureliano, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2016), onde fui aluno laureado; Especialista em Engenharia de Software (2017) pela Faculdade Vale do Salgado; Pós-Graduando em Ciências da Educação e Docência do Ensino Superior; Tenho conhecimentos em Java, HTML, CSS, SQL e em documentação de projetos incluindo diagramação em UML.

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Discente do Curso de Especialização em Arqueologia Social Inclusiva na Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Licenciatura em Sociologia (Formação pedagógica) no Centro Universitário FAVENI. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Sertão Central (FACHUSC). Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC e Revista Encontros Científicos FVS. Autor do livro: Escritos de Gênero e Sexualidade: itinerários de pesquisa, publicado pela Editora Alexa Cultural (2019). Coordenador da Coleção: Teoria e Prática em Administração e Ciências Contábeis, junto a Editora Alexa Cultural. Participou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) (2018-2020). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT - UniVS). Atualmente desenvolve o seguinte Projeto Interinstitucional de Pesquisa (2018-2020): As representações das práticas sexuais na história antiga do Brasil e suas influências na educação: um estudo a partir dos registros rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara-Piauí. Áreas de investigação: Sociologia (Interações Sociais a partir do quadro teórico de Erving Goffman). Antropologia e Arqueologia. Educação e Sexualidade. Processos Migratórios. Relações étnico-raciais e diversidade. Políticas Públicas em Educação na América Latina. E-mail: antoniel.historiacomparada@gmail.com

Maria Erilucia Cruz Macêdo, Centro Universitário Vale do Salgado

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Paraíso do Ceará (2009) Especialização em Docência do Ensino Superior (2011) Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos (UECE - 2018) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, marketing pessoal. organização, tendência mundial, responsabilidade social, gestão estratégica, planejamento, micro empresa, contabilidade, tecnologia, informação e liderança. Consultora Autônoma de Empresas, com ênfase em Custos, Estratégia e Planejamento. Atua como Gestora de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da Cidade de Juazeiro do Norte-Ce.

Otácio Pereira Gomes, Centro Universitário Vale do Salgado

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Economia Rural-PPGER da Universidade Federal do Ceará (UFC); Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), tem experiência na área de economia, com ênfase em Economia Rural e Economia Regional e Urbana.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Edição

Seção

Tecnologia, Educomunicação e Cibercultura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)