Alfabetização e letramento: um estudo de caso com um aprendente de escola pública
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.002.0007Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Dificuldades de AprendizagemResumo
O termo letramento pode ser considerado atual no campo da educação brasileira, usado inicialmente com uma abordagem antropológica, sendo que as práticas de leitura e escrita só começaram a ser pesquisadas a partir da década de 70. É na infância que se faz necessária a aquisição da leitura, principalmente nas series iniciais do ensino fundamental, já que a partir de uma base bem estruturada, o aprendente irá se desenvolver de forma mais integral. Através da leitura pode-se ter uma compreensão eficaz do mundo em que se estar inserida, sendo parte fundamental para a formação de um indivíduo no mundo atual. O estudo de caso apresentado neste artigo trata de um aprendente que do ponto de vista afetivo demonstra condições inadequadas de relacionamento: o caso vem ilustrar a problemática nas relações familiares observado nas provas projetivas onde os vínculos são negativos. No cognitivo demonstra falta de envolvimento com o objeto de aprendizagem e com o conhecimento do transmissor. Seu nível pedagógico e criativo está abaixo de sua escolaridade e de sua faixa etária, encontra-se no período silábico sem valor sonoro, pois ele tem consciência que existe relação entre a fala e a escrita, porém não identifica os sons das letras, utilizando os símbolos gráficos de forma aleatória sem corresponder à escrita convencional. Mesmo com os resultados e as conclusões obtidas, torna-se importante realizar outros estudos em seu conjunto no tocante da alfabetização e letramento para que se possa contribuir ainda mais com a comunidade científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.