Alfabetização e letramento: um estudo de caso com um aprendente de escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.002.0007

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Dificuldades de Aprendizagem

Resumo

O termo letramento pode ser considerado atual no campo da educação brasileira, usado inicialmente com uma abordagem antropológica, sendo que as práticas de leitura e escrita só começaram a ser pesquisadas a partir da década de 70. É na infância que se faz necessária a aquisição da leitura, principalmente nas series iniciais do ensino fundamental, já que a partir de uma base bem estruturada, o aprendente irá se desenvolver de forma mais integral. Através da leitura pode-se ter uma compreensão eficaz do mundo em que se estar inserida, sendo parte fundamental para a formação de um indivíduo no mundo atual. O estudo de caso apresentado neste artigo trata de um aprendente que do ponto de vista afetivo demonstra condições inadequadas de relacionamento: o caso vem ilustrar a problemática nas relações familiares observado nas provas projetivas onde os vínculos são negativos. No cognitivo demonstra falta de envolvimento com o objeto de aprendizagem e com o conhecimento do transmissor. Seu nível pedagógico e criativo está abaixo de sua escolaridade e de sua faixa etária, encontra-se no período silábico sem valor sonoro, pois ele tem consciência que existe relação entre a fala e a escrita, porém não identifica os sons das letras, utilizando os símbolos gráficos de forma aleatória sem corresponder à escrita convencional. Mesmo com os resultados e as conclusões obtidas, torna-se importante realizar outros estudos em seu conjunto no tocante da alfabetização e letramento para que se possa contribuir ainda mais com a comunidade científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samira Bruno Diniz, Centro Universitário Vale do Salgado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (2010) com habilitação para Exercício do Magistério, na Educação Infantil nos quatro anos iniciais do Ensino Fundamental, nas Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio e na Gestão da Escola da Educação Básica. Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Vale do Salgado (2015). Pós Graduação em andamento em AEE e Sala de Recursos Multifuncionais - FAVENI. Atualmente é docente da Rede Municipal de Ensino de Várzea Alegre. O enfoque de sua pesquisa é Transtornos e déficits de aprendizagem, tais como: Dislexia, Discalculia, TDAH, TEA.

Thais Faustino Bezerra, Universidade Regional do Cariri

Técnica em informática. Atua principalmente nos seguintes temas: Ciências. Ensino-aprendizagem. Formação de Professores. Didática. Distúrbios de Aprendizagem. Inclusão. Meio Ambiente/Educação Ambiental. Tecnologia. ORIENTADORA: PROFª. Ma. ROSA CAROLLINE DE ALENCAR Foi bolsista voluntária do projeto de Extensão intitulado: IMPLANTAÇÃO DA HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA DE E.E.I. F LOURIVAL DANTAS RIBEIRO DO MUNICÍPIO DE MISSÃO VELHA-CE - URCA/PROEX, aprovado na Chamada Pública 01/2018, no período de fevereiro a dezembro de 2018. Foi bolsista do projeto de Extensão intitulado: JOGOS X DISLEXIA: UMA PRÁTICA EDUCATIVA CONSTRUIDORA DE APRENDIZAGEM - URCA/PROEX, aprovado na Chamada Pública 25/2018, no período de 2019. Orientador: Antônio Carlito Bezerra dos Santos

José de Caldas Simões Neto, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA em 2019. Técnico em Auxiliar de Fiscalização Ambiental pelo Instituto Tecnológico Brasileiro em 2017. Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio em 2015, Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia da Aprendizagem pela Faculdade Evangélica do Piauí em 2014, Especialista em Prática Docente do Ensino Superior pela Faculdade Integradas de Patos em 2013. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio em 2012. Vice Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Lazer e Sociedade do Departamento de Educação Física da UNILEÃO desde 2016. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Lazer e Sociedade; Pedagogia do Esporte; Formação de Professores; Gestão de Lazer e Meio Ambiente e Corpo, Sexo e Gênero na Educação Física. 

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Discente do Curso de Especialização em Arqueologia Social Inclusiva na Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Licenciatura em Sociologia (Formação pedagógica) no Centro Universitário FAVENI. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Sertão Central (FACHUSC). Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC e Revista Encontros Científicos FVS. Autor do livro: Escritos de Gênero e Sexualidade: itinerários de pesquisa, publicado pela Editora Alexa Cultural (2019). Coordenador da Coleção: Teoria e Prática em Administração e Ciências Contábeis, junto a Editora Alexa Cultural. Participou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) (2018-2020). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT - UniVS). Atualmente desenvolve o seguinte Projeto Interinstitucional de Pesquisa (2018-2020): As representações das práticas sexuais na história antiga do Brasil e suas influências na educação: um estudo a partir dos registros rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara-Piauí. Áreas de investigação: Sociologia (Interações Sociais a partir do quadro teórico de Erving Goffman). Antropologia e Arqueologia. Educação e Sexualidade. Processos Migratórios. Relações étnico-raciais e diversidade. Políticas Públicas em Educação na América Latina. E-mail: antoniel.historiacomparada@gmail.com 

Downloads

Publicado

2020-04-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)