Desempenho acadêmico de alunos de licenciatura em química do Programa Residência Pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0005

Palabras clave:

Ensino Remoto, Plataforma Digital, Química, Google Classroom

Resumen

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e busca proporcionar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Química na escola básica. Assim, o presente trabalho tem por objetivo destacar a importância do aluno residente nas aulas de Química, na minimização de dificuldades dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho expõe a aplicação de um projeto que integra os conteúdos da disciplina de química com aplicabilidades no ensino remoto, dentro de uma perspectiva cotidiana, por meio de vídeo aulas, documentários e diversas atividades pedagógicas. Realizando nos moldes da educação à distância, utilizando a plataforma Google Classroom em ação aos alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar CTPM-VI na cidade de Ji-Paraná/RO. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de química a oportunidade de relacionar teoria e prática docente. Por fim, a proposição de uma intervenção que atenda a prerrogativa do isolamento social é altamente relevante e indispensável, pois contribui diretamente com a aprendizagem dos alunos e consequentemente com o desempenho escolar.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata dos Santos Coelho, Instituto Federal de Rondônia

Possui ensino-médio-segundo-grau pela Escola Aluízio Ferreira(2007). Tem experiência na área de Química.

Geovane de Jesus Silva, Instituto Federal de Rondônia

Técnico em Informática para internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO formado em 2017, graduando em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia de Rondônia - IFRO.

Geremias Dourado da Cunha, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA) e em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologias campus Ji-Paraná. Pós graduado latu sensu em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade São Paulo (MULTIRON), Mestre em Ciências Ambientais (PGCA) pela Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura/RO. Professor efetivo da rede pública de Ensino, ministrante de aulas nas disciplinas de Ciências, Química, Física e Biologia na E.E.E.F.M. Cel Jorge Teixeira de Oliveira, distrito de Nova Londrina e do Colegio Tiradentes da Polícia Militar - CTPM VI, município de Ji-Paraná/RO., ministrou aulas como estagiário na disciplina de Química Geral e Analítica, Quimica Orgânica e Fisico-química nas turmas de Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica na UNIR, sob supervisão do Doutor Rosalvo Stachiw e atualmente participa das atividades do Laboratório de Águas na referida instituição, como parte das atividades do curso de Mestrado. Revisor da Revista Brasileira de Ciências da Amazônia. Doutorando em Educação pelo Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

Jusinei Meireles Stropa, Instituto Federal de Rondônia

Possui graduação em Química pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2009); Mestrado em Química pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (2013) e Doutorado em Química pelo INQUI - Instituto de Química da UFMS, Campo Grande (2018). Atuou como professor temporário na UEMS (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017). No momento atua como professor efetivo no IFRO - Instituto Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná. Possui experiencia na área de Fotocatálise Heterogênea para descontaminação aquática, Síntese de materiais cerâmicos nanoestruturados via Método Sol-gel e Análise Térmica (TG/DTG e DSC).

Publicado

2023-01-09

Número

Sección

Práticas, Didática e Metodologias do Ensino