Covid-19: aulas assíncronas e síncronas promove novas experiências no ensino
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.001.0006Palavras-chave:
Aula Remota, Google Meet, Google ClassroomResumo
Este relato apresenta uma discussão teórica sobre experiências vivenciadas por um residente do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, campus Ji-Paraná, em análise a turmas do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar - CTPM VI de Ji-Paraná - RO. E, teve como objetivo observar o desenvolvimento metodológico das aulas síncronas e assíncronas, bem como a participação dos alunos e a desenvoltura do professor frente a tecnologia. Para a análise e obtenção dos resultados, utilizou-se as metodologias exploratória e descritiva com a abordagem qualitativa, com a utilização de plataformas digitais, como: Google Meet, Google Sala de Aula (Classroom), grupos em redes sociais (WhatsApp), material apostilado voltado ao conteúdo do ensino médio e um canal no YouTube. Contudo, através do relato foi possível identificar diversos pontos positivos quanto à aplicação das metodologias híbridas, assíncronas e síncronas, no período de Pandemia devido ao SARS-CoV-2 (Covid -19), visto que as aulas presenciais foram ajustadas para atender as medidas de segurança. Em análise a aceitação dos alunos, obteve-se maior destaque a aula síncrona, pois a ministração dos conteúdos se dá em tempo real, favorecendo a explanação de conteúdo com o esclarecimento de dúvidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educationis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.