Residência pedagógica: reinventando a prática docente em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.001.0005Palavras-chave:
Aulas remotas, Plataformas, Aplicativos, Material digitalResumo
A participação de alunos de cursos de licenciatura em atividades escolares é fundamental, para que o mesmo compreenda a dinâmica de sua formação e posteriormente atuação profissional no âmbito da docência. Assim, este trabalho teve por objetivo descrever experiências vivenciadas por alunos residentes durante o Programa de Residência Pedagógica durante as aulas remotas. O programa funciona de maneira semelhante a um estágio remunerado. Através dele, o aluno pode desenvolver atividades de docência antes de ingressar efetivamente no mercado de trabalho. A partir da bolsa, o acadêmico residente tem a possibilidade de desenvolver o projeto com melhor desempenho, e, além disso, há uma maior comunicação entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a escola-campo. Durante o programa, o acadêmico pôde adquirir experiências no ensino remoto, visto que as atividades foram todas realizadas desse modo devido à pandemia do Coronavírus (SARS-CoV-2). O residente teve que, não apenas buscar ferramentas que contribuem para o ensino a distância, mas também aprender a utilizá-las e aplicá-las como apoio em sua jornada “docente”. São ferramentas como o Google Meet®, Canva®, Google Forms®, YouTube® e outras que contribuíram para o desenvolvimento e a preparação de conteúdo para os alunos de ensino médio. Neste período de seis meses, que compreende o primeiro módulo do Programa de Residência, o residente pôde acumular conhecimentos que são de extrema importância para o ensino remoto, ensino esse que tem se intensificado cada vez mais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educationis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.