Experiências vivenciadas da residência pedagógica em tempos de pandemia: contribuição na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.001.0007Palavras-chave:
Ferramentas, Tecnologia, Ensino remoto, AplicativosResumo
O presente trabalho por objetivo relatar as experiências vivenciadas durante seis meses da participação do residente licenciando em Química no Programa de Residência Pedagógica (PIRP), entre o período de outubro do ano de 2020 a março de 2021, cujo propósito é o preparo do acadêmico para o mercado de trabalhado sendo oportuno na relação teoria e prática. O projeto do Residência nesse módulo foi executado remotamente, visando a segurança dos acadêmicos e alunos da instituição campo em período de pandemia do Covid-19 (Sars-CoV-2). Deste modo para o cumprimento das atividades dos residentes os mesmos tiveram que se adequar ao ensino a distância onde contaram com o uso de diversas ferramentas tecnológicas, assim como o PowerPoint®, Canva® e OBS studio®, para o preparo de materiais, confecções de telas e áudios em que foram gravados. Durante a produção das videoaulas utilizou-se diversos aplicativos para a edição, sendo eles KineMaster®, YouCut-Video Editor® e Video Transcoder®. Após as edições das videoaulas utilizou-se a ferramenta do Youtube® para as postagens das mesmas, facilitando a chegada destes materiais até os alunos da escola-campo. Os links das videoaulas produzidas com conteúdo e exercícios eram disponibilizados nos grupos do WhatsApp em que estavam presentes, os alunos da escola- campo, o preceptor e os residentes inseridos nessa escola. Para as observações e preparação de equipe utilizou-se a plataforma do Google Meet®. Considera-se que a experiência do residente nesse período de ensino remoto, teve bastante relevância preparando-o em sua caminhada “docente” aperfeiçoando para diversas situações de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educationis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.