Desempenho acadêmico de alunos de licenciatura em química do Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0005Palavras-chave:
Ensino Remoto, Plataforma Digital, Química, Google ClassroomResumo
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e busca proporcionar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Química na escola básica. Assim, o presente trabalho tem por objetivo destacar a importância do aluno residente nas aulas de Química, na minimização de dificuldades dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho expõe a aplicação de um projeto que integra os conteúdos da disciplina de química com aplicabilidades no ensino remoto, dentro de uma perspectiva cotidiana, por meio de vídeo aulas, documentários e diversas atividades pedagógicas. Realizando nos moldes da educação à distância, utilizando a plataforma Google Classroom em ação aos alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar CTPM-VI na cidade de Ji-Paraná/RO. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de química a oportunidade de relacionar teoria e prática docente. Por fim, a proposição de uma intervenção que atenda a prerrogativa do isolamento social é altamente relevante e indispensável, pois contribui diretamente com a aprendizagem dos alunos e consequentemente com o desempenho escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educationis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.