Residência pedagógica: reinventando a prática docente em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.001.0005

Palabras clave:

Aulas remotas, Plataformas, Aplicativos, Material digital

Resumen

A participação de alunos de cursos de licenciatura em atividades escolares é fundamental, para que o mesmo compreenda a dinâmica de sua formação e posteriormente atuação profissional no âmbito da docência. Assim, este trabalho teve por objetivo descrever experiências vivenciadas por alunos residentes durante o Programa de Residência Pedagógica durante as aulas remotas. O programa funciona de maneira semelhante a um estágio remunerado. Através dele, o aluno pode desenvolver atividades de docência antes de ingressar efetivamente no mercado de trabalho. A partir da bolsa, o acadêmico residente tem a possibilidade de desenvolver o projeto com melhor desempenho, e, além disso, há uma maior comunicação entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a escola-campo. Durante o programa, o acadêmico pôde adquirir experiências no ensino remoto, visto que as atividades foram todas realizadas desse modo devido à pandemia do Coronavírus (SARS-CoV-2). O residente teve que, não apenas buscar ferramentas que contribuem para o ensino a distância, mas também aprender a utilizá-las e aplicá-las como apoio em sua jornada “docente”. São ferramentas como o Google Meet®, Canva®, Google Forms®, YouTube® e outras que contribuíram para o desenvolvimento e a preparação de conteúdo para os alunos de ensino médio. Neste período de seis meses, que compreende o primeiro módulo do Programa de Residência, o residente pôde acumular conhecimentos que são de extrema importância para o ensino remoto, ensino esse que tem se intensificado cada vez mais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique da Rocha Velôso, Instituto Federal de Rondônia

Acadêmico do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Bolsista no Programa Institucional de Residência Pedagógica. Foi bolsista no Programa Institucional de Iniciação a Docência. Faz pesquisa utilizando software para análise de dados multivariados, com aplicação da Análise de Componentes Principais (PCA). 

Thalia Rhaney Silva de Oliveira, Instituto Federal de Rondônia

Atualmente está no 7º período do curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. É bolsista no Programa de Residência Pedagógica e também desenvolve projetos de ensino focados na Educação Inclusiva, projetos de extensão e cursos como complementos para sua formação acadêmica. 

Jusinei Meireles Stropa, Instituto Federal de Rondônia

Possui graduação em Química pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2009); Mestrado em Química pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (2013) e Doutorado em Química pelo INQUI - Instituto de Química da UFMS, Campo Grande (2018). Atuou como professor temporário na UEMS (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017). No momento atua como professor efetivo no IFRO - Instituto Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná. Possui experiencia na área de Fotocatálise Heterogênea para descontaminação aquática, Síntese de materiais cerâmicos nanoestruturados via Método Sol-gel e Análise Térmica (TG/DTG e DSC). 

Geremias Dourado da Cunha, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA) e em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologias campus Ji-Paraná. Pós graduado latu sensu em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade São Paulo (MULTIRON), Mestre em Ciências Ambientais (PGCA) pela Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura/RO. Professor efetivo da rede pública de Ensino, ministrante de aulas nas disciplinas de Ciências, Química, Física e Biologia na E.E.E.F.M. Cel Jorge Teixeira de Oliveira, distrito de Nova Londrina e do Colegio Tiradentes da Polícia Militar - CTPM VI, município de Ji-Paraná/RO., ministrou aulas como estagiário na disciplina de Química Geral e Analítica, Quimica Orgânica e Fisico-química nas turmas de Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica na UNIR, sob supervisão do Doutor Rosalvo Stachiw e atualmente participa das atividades do Laboratório de Águas na referida instituição, como parte das atividades do curso de Mestrado. Revisor da Revista Brasileira de Ciências da Amazônia. 

Publicado

2022-05-18

Número

Sección

Práticas, Didática e Metodologias do Ensino