A importância do CME no Centro Cirúrgico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0014

Palavras-chave:

CME, Centro Cirúrgico, Infecções, Esterilização

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar o trabalho da equipe do centro de material e esterilização – CME, e o risco de infecções no centro cirúrgico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, através de pesquisas, artigos e livros. Os resultados mostram a descrição dos procedimentos envolvidos no processo de esterilização, e o risco de contaminação adquirindo uma infecção no sitío cirúrgico (ISC). Inclui-se procurar então uma possibilidade da redução de falhas. No processo de trabalho no CME. Diminuir o risco de transmissão de infecções no centro cirúrgico no decorrer das cirurgias. Revisão descritiva, exploratória, compreendendo os sites de busca Google Acadêmico, Scielo, Ministério da saúde, livro Possari (2010), Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Datadas desde 2010 a 2019. Observa-se uma problemática quase nunca falada, pois algum paciente já passou por uma infecção adquirida no centro cirúrgico seja essa infecção causadas pelo CME ou não. Os impactos causados pelas infecções adquiridas em um centro cirúrgico, principalmente as queixas recebidas pelos pacientes, por isso sempre orientar a importância de uma cirurgia segura, explicando o sucesso da cirurgia até mesmo os riscos. Diante dos fatos apresentados no trabalho a relevância do CME se destaca, levando em consideração toda estrutura do centro cirúrgico e a capacitação dos profissionais que habitam no Centro de Materiais de esterilização e no sitio cirúrgico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana de Castro Siliprandi, Faculdade Integrada Carajás

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Enfermagem pelo Centro Educacional Guarany(2014) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Amazonino Mendes(2010). Atualmente é Técnico em Enfermagem da Hospital Regional de Redenção Pará. 

Andiara Siqueira Bringel, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela senador catete pinheiro(2019).

Larissa Luz Alves, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2008). Especialista em Urgência e Emergência (UNIRG - 2010). Mestra em Ciência e meio ambiente (UFPA -2021). Atualmente é professora universitária - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência em preceptoria de estágio supervisionado na área de enfermagem e docente. Experiência em enfermagem assistencial e gestão.

Publicado

2023-01-04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)