Possíveis complicações na gestação em decorrência da Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0024

Palabras clave:

Covid-19, Parto Prematuro, Enfermagem obstétrica, Assistência

Resumen

A Covid-19 é uma doença transmitida através da via respiratória e tornou-se uma pandemia mundial, pois, pela falta de tratamento e vacinas adequadas se alastrou pelo mundo causando centenas de mortes, e para os pacientes que sobrevivem a ela existem sequelas, neste sentido compreender o impacto da Covid-19 para gestantes resultando em complicações é fundamental para que se compreenda como o enfermeiro atua nesse cenário. Analisar as principais complicações listadas na literatura em decorrência da Covid-19 em gestantes e atuação do enfermeiro na enfermagem obstétrica. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, as bases de dados utilizadas são: NCBI/PubMed (National Center for BiotechnologyInformation), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português, publicados no período de 2019 a 2021 com acesso gratuito e que tratem sobre o tema. As possíveis complicações da Covid-19 ao longo dos artigos apresentados são associadas à dificuldade respiratória tanto em decorrência da doença quanto da gravidez, pois, durante esse processo fisiológico etapas como elevação do diafragma, endireitamento das costelas a capacidade respiratória da gestante resta prejudicada, de modo que nos casos mais graves houve necessidade de parto prematuro para evitar a morte da mãe e bebê. O enfermeiro dentro do campo obstétrico tem uma função primordial técnica no sentido de dar segurança para a paciente, orientação, aplicação medicamentosa, acompanhamento nos casos de cesárea recomendada visando dar um conforto tanto para mãe quanto para o bebê, assim apesar das complicações em gestantes não serem predominantes, aquelas que são acometidas destas consequências tem a necessidade de um período maior de tratamento com a equipe de saúde e assim, uma permanência maior junto à equipe de enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Oliveira Pereira, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO ENGENHEIRO PALMA MUNIZ(2016). Tem experiência na área de Enfermagem. 

Luana Gabriella Botelho Alves, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela EEEM MARIA BENTA OLIVEIRA DE SOUSA(2016). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Mulher.

Camila Silva e Souza, Faculdade Integrada Carajás

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Anápolis- Unievangelica (2009). Especialização em Enfermagem Ginecológica e Obstetrícia, pela Faculdades Integradas de Cruzeiro - Faculdade FIC (2015) Mestre em Ciências e Meio Ambiente- UFPA (2018) . Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada Carajás nas Disciplinas: Saúde Coletiva, Seminários, Educação em Saúde, Necessidades e Demandas em Saúde Publicas do Pará, Políticas Públicas de Saúde, Saúde da Mulher e ao Neonatal.Orientadora de TCC. Professora do Curso de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Instituto Antônio Carlos - INCAR. 

Publicado

2021-09-28

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>