Enfermeiro na saúde da mulher: contraceptivos orais em uso contínuo e o risco de trombose
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0013Palavras-chave:
Assistência de enfermagem, Efeitos colaterais, Anticoncepcionais oraisResumo
A utilização de anticoncepcionais como forma de contracepção tem ganhado espaço na sociedade, e em decorrência disto os profissionais de saúde devem estar atentos aos efeitos colaterais, cabendo ao enfermeiro no exercício de sua profissão conhecer os impactos do uso prolongado desse medicamento no organismo da mulher incluindo-se o risco de trombose. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a utilização de contraceptivos orais de forma contínua e como essa utilização pode aumentar o risco de trombose. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com aplicação do método qualitativo de pesquisa e para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português e inglês, publicados no período de 2016 a 2021 com acesso gratuito com pertinência temática. Foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 10 artigos para serem analisado, os quais como a utilização de contraceptivos orais sem a devida orientação médica e da equipe de enfermagem podem causar prejuízos a saúde da mulher, pois, faz utilização de medicamento sem a devida orientação, podendo inclusive ocasionar trombose e todo esse quadro pode ser revertido por uma análise detalhada do enfermeiro e com aplicação de orientação técnica e direcionada as necessidades clínico e histórico da paciente. Conclui-se que é necessário que os enfermeiros entendam os efeitos colaterais causados pelo uso prolongado de métodos hormonais orais, bem como esses problemas relacionados às tendências de risco mutáveis e imutáveis e oriente a paciente de forma adequada a utilização de fármacos, ou ainda, procurar ajuda de especialista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.