Enfermeiro na saúde da mulher: contraceptivos orais em uso contínuo e o risco de trombose

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0013

Palavras-chave:

Assistência de enfermagem, Efeitos colaterais, Anticoncepcionais orais

Resumo

A utilização de anticoncepcionais como forma de contracepção tem ganhado espaço na sociedade, e em decorrência disto os profissionais de saúde devem estar atentos aos efeitos colaterais, cabendo ao enfermeiro no exercício de sua profissão conhecer os impactos do uso prolongado desse medicamento no organismo da mulher incluindo-se o risco de trombose. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a utilização de contraceptivos orais de forma contínua e como essa utilização pode aumentar o risco de trombose. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com aplicação do método qualitativo de pesquisa e para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português e inglês, publicados no período de 2016 a 2021 com acesso gratuito com pertinência temática. Foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 10 artigos para serem analisado, os quais como a utilização de contraceptivos orais sem a devida orientação médica e da equipe de enfermagem podem causar prejuízos a saúde da mulher, pois, faz utilização de medicamento sem a devida orientação, podendo inclusive ocasionar trombose e todo esse quadro pode ser revertido por uma análise detalhada do enfermeiro e com aplicação de orientação técnica e direcionada as necessidades clínico e histórico da paciente. Conclui-se que é necessário que os enfermeiros entendam os efeitos colaterais causados pelo uso prolongado de métodos hormonais orais, bem como esses problemas relacionados às tendências de risco mutáveis e imutáveis e oriente a paciente de forma adequada a utilização de fármacos, ou ainda, procurar ajuda de especialista. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Thays da Silva Lira, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupelo CENTRO DE ESTUDOS PH7(2015).

Thainara Oliveira Rodrigues, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas(2018), curso-tecnico-profissionalizante em edificações pela ITB Brasilio Flores de Azevedo(2016), ensino-fundamental-primeiro-graupela EEFMT PROFª MARIA THEODORA PEDREIRA DE FREITAS(2013) e ensino-medio-segundo-graupela ITB Brasilio Flores de Azevedo(2016).

Camila Silva e Souza, Faculdade Integrada Carajás

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Anápolis- Unievangelica (2009). Especialização em Enfermagem Ginecológica e Obstetrícia, pela Faculdades Integradas de Cruzeiro - Faculdade FIC (2015) Mestre em Ciências e Meio Ambiente- UFPA (2018) . Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada Carajás nas Disciplinas: Saúde Coletiva, Seminários, Educação em Saúde, Necessidades e Demandas em Saúde Publicas do Pará, Políticas Públicas de Saúde, Saúde da Mulher e ao Neonatal.Orientadora de TCC. Professora do Curso de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Instituto Antônio Carlos - INCAR.

Publicado

2021-09-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>