Papel da enfermagem frente à prevenção do câncer de mama na estratégia da saúde da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0012

Palavras-chave:

Câncer de mama, Prevenção, Enfermagem estratégica, Saúde da mulher

Resumo

A ESF – Estratégia da Saúde da Família tem como objetivo a prevenção das doenças correlacionadas à família, no campo da saúde da mulher a prevenção câncer de mama é realizado apenas nos meses de campanha na maior parte do país, o que contribui para evolução de pacientes em estágios iniciais, de modo que é importante que o enfermeiro assista a paciente e realize o processo preventivo de forma assídua ao longo de todo o ano. Analisar as etapas da assistência do enfermeiro na prevenção ao câncer de mama e conscientização para realização do exame na ESF. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, as bases de dados utilizadas são: NCBI/PubMed (National Center for BiotechnologyInformation), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português, publicados no período de 2013 a 2021 com acesso gratuito e que tratem sobre o tema. Demonstrou-se que o enfermeiro atua na prevenção do câncer mama com afinco durante o mês de outubro, e que há uma necessidade de fortalecimento dessa prevenção desde a orientação profissional e na realização de exames tais como mamografia, exames de sangue e demais pertinentes a identificação de doenças. Constatou-se a necessidade da enfermagem preventiva se tornar uma prática diária no ESF, pois, os meses de conscientização são importantes para realização de preventivos femininos, mas, essa atenção à saúde da mulher precisa ser constante, tendo o enfermeiro como profissional mais próximo dessa realidade que deve produzir competências éticas e profissionais na orientação da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessica Santana Garcia, Faculdade integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO MONSENHOR AUGUSTO DIAS DE BRITO(2016). Tem experiência na área de Enfermagem. 

Vanessa Pereira dos Santos, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdades Integradas Carajás(2021). 

Camila Silva e Souza, Faculdade Integrada Carajás

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Anápolis- Unievangelica (2009). Especialização em Enfermagem Ginecológica e Obstetrícia, pela Faculdades Integradas de Cruzeiro - Faculdade FIC (2015) Mestre em Ciências e Meio Ambiente- UFPA (2018) . Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada Carajás nas Disciplinas: Saúde Coletiva, Seminários, Educação em Saúde, Necessidades e Demandas em Saúde Publicas do Pará, Políticas Públicas de Saúde, Saúde da Mulher e ao Neonatal.Orientadora de TCC. Professora do Curso de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Instituto Antônio Carlos - INCAR.

Publicado

2021-09-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>