Modelagem de lixiviados e compostos gerados em sistema de drenagem de aterro controlado de Macapá/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0045Palavras-chave:
Lixiviado, Arranjos de drenagem, Simulação, Geração de compostosResumo
No Brasil os aterros sanitários (LF) apresentam um significativo e histórico déficit de implementação. Recentemente, por imposição legal, os projetos de LF têm sido exigidos para superar o grave cenário da disposição inadequada de resíduos sólidos nos municípios. Na Amazônia brasileira são ainda raros os estudos de concepção e operação com base em análise de variáveis físicas, químicas e biológicas relevantes. Contudo, apesar da escassez de dados sobre LF na Amazônia, os recentes avanços científicos em modelagem e simulação computacional podem ser úteis para abordar o problema sob novas perspectivas, a partir da análise e otimização de processos aplicáveis em projetos (Vp) e operação de LF. No presente estudo foram analisados os lixiviados do LF no Município de Macapá/Brasil, usando múltiplos modelos e análise de sistemas (MODUELO). Foram realizadas análises sistemáticas dos parâmetros relevantes de projeto e operação do Aterro Controlado (LFC) por meio de balanços de massa e energia usando dados locais e parâmetros comuns aplicados em casos similares da literatura. Na segunda etapa, testamos estatisticamente três cenários simulados sobre o complexo sistema de fluxos de lixiviados Qg e seus potenciais impactos no LF e no seu entorno. Assim, três diferentes arranjos de tubulações de referência foram utilizados em Vp para avaliar repostas dos seus respectivos volumes de lixiviados (Qg) e concentrações de compostos físico-químicos e biológicos (p<0.05). Os resultados comparativos de Qg não foram significativos para os diferentes arranjos geométricos de tubos propostos sob influência hidrológica de um ano climático típico (p>0.05), sugerindo elevada similaridade de Qg nos referidos cenários. Assim, confirmou-se a hipótese de independência do arranjo geométrico das tubulações sobre Qg e concentração de compostos produzidos. Concluímos que o método de simulação proposto pode ser recomendado para análises similares, sugerindo que múltiplos cenários são extremamente replicáveis em concepção de projetos atuais e futuros na Amazônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.