Variação espacial de flúor em residências e correlação com a distância do sistema de abastecimento público da ETA de Macapá-AP/Brasil

Autores

  • Malenna Cristina Picanço Corrêa Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior
  • Gabriel Rodrigues Ribeiro Barbosa Instituto Macapaense de Ensino Superior
  • Marcus Benedito Fava Instituto Macapaense de Ensino Superior
  • Alan Cavalcanti da Cunha Universidade Federal do Amapá http://orcid.org/0000-0002-1846-9486

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0023

Palavras-chave:

Flúor, Fluoretação, Cárie Dentária, Princípios de Tratamento de Água

Resumo

A fluoretação da água para consumo humano é uma das medidas preventivas de comprovada eficácia que reduz a prevalência de cárie entre 50% e 65% das populações onde o consumo é continuo desde o nascimento. Mas, apesar do flúor ser reconhecidamente eficaz no combate e na prevenção da cárie dentária, sua adição em sistemas de tratamento na água de abastecimento nem sempre é verificada. No presente estudo foi quantificada a concentração de flúor na água de abastecimento em 40 residências divididas em quatro bairros de Macapá-AP e avaliada sua conformidade legal bem como sua correlação com a distância entre as residências e o sistema de tratamento, onde se supõe que a concentração de flúor é máxima. Análises estatísticas não paramétricas foram utilizadas para testar as seguintes hipóteses: há variação espacial significativa da concentração de flúor nos diferentes bairros; há frequentes não conformidades legais em relação à concentração de flúor nas residências; há significativas correlações entre a concentração de flúor nas residências e as distâncias da ETam. Os resultados mostraram significativas variações espaciais da concentração do flúor nas residências de diferentes bairros. Isto se refletiu em correlações significativas entre a concentração de flúor nas residências e as distâncias entre estas e a ETAm. Contudo, estas foram conflitantes, sendo em alguns bairros positivas e em outros negativas. Concluímos que, apesar da alegada aplicação do Flúor na ETAm estar fundamentada em legislação vigente, a prestação deste serviço é frequentemente deficiente e apresenta-se não conforme. Ademais, a atual situação da aplicação de flúor na água de abastecimento evidencia a ineficiência de políticas públicas em favor da saúde bucal da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Malenna Cristina Picanço Corrêa, Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior

Possui graduação em Odontologia pelo Instituto Macapaense de Ensino Superior(2019) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio equipe Macapá(2011). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Academico de odontologia. 

Gabriel Rodrigues Ribeiro Barbosa, Instituto Macapaense de Ensino Superior

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares(2010). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia.

Marcus Benedito Fava, Instituto Macapaense de Ensino Superior

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista (1987). Atualmente é professor do Instituto Macapaense de Ensino Superior de Clínicas Integradas de Saúde, desde 2013. Coordenador de clínicas e laboratórios do Instituto Macapaense de Ensino Superior-IMMES desde 2018. Especializações Inscritas nos Conselhos Regionais de Odontologia e Conselho Federal de Odontologia em: Saúde Coletiva e Implantodontia. Coordenador de Saúde Bucal do Município de Macapá de agosto de 2013 a agosto de 2018.

Alan Cavalcanti da Cunha, Universidade Federal do Amapá

Engenheiro Químico pela Universidade Federal do Pará, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Carlos (USP-CRHEA), especialista em Controle da Poluição das Águas em Países Sulamericanos (JICA - Japão), mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo e doutor em Engenharia Civil - Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC-USP). Pós-Doutorado em análise isotópica estável e suas aplicações na quantificação de fluxos hidrológicos entre ecossistemas aquáticos tropicais (Departamento de Biologia da Universidade de Miami (UM/EUA) e Pós-Doutor em Engenharia pela (American World University). Atualmente é Professor Associado III do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Amapá, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBio - UNIFAP/IEPA/EMBRAPA-AP/CI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Atua nas áreas de Ciências Ambientais: : Água e Energia. Modelagem de Sistemas Ambientais, Hidráulica e Saneamento, Fenômenos de Transporte, Clima e Recursos Hídricos, Limnologia, Estatística Aplicada à Ecologia. 

Downloads

Publicado

2021-01-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)