Avaliação da conformidade físico-química e microbiológica da água tratada e distribuída no município de Santana/AP

Autores

  • Rafael Neri Furtado Universidade Federal do Amapá.
  • Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha Universidade de São Paulo
  • Geison Carlos Xisto da Silva Universidade Federal do Amapá.
  • Alan Cavalcanti da Cunha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.004.0009

Palavras-chave:

Saneamento Urbano, Região Norte, Monitoramento, Série Temporal

Resumo

Um dos principais déficits de serviços de saneamento básico brasileiro, especialmente na região Norte, é a frequente não-conformidade de qualidade da água tratada e distribuída. O objetivo desta investigação é avaliar indicadores físico-químicos e microbiológicos da água ofertada no município de Santana, o 2º mais importante do Estado do Amapá-AP. A metodologia consistiu em monitorar 15 sítios usando amostras de água de consumo humano, aleatoriamente espacializados, com frequência amostral bimestral durante 24 meses. Os parâmetros avaliados foram: pH, Turbidez, Fe, NO3, Mg, F, NH3, Al, Coliformes Totais (CT) e Escherichia coli (EC). As amostras foram coletadas exclusivamente em domicílios servidos pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA). Os resultados das análises foram comparados com padrões da Portaria N° 2914/2011 do Ministério da Saúde. Exceto F, NO3 e NH3, todos os demais apresentaram não-conformidade em relação a legislação vigente (pH=100%, Turbidez=57%, Fe=71,4%, Mn=28,5% e Al=100%, CT=100% e Ecoli=57,1). Testes estatísticos (PCA e Friedman-χ2, p<0,05) confirmam a hipótese de significativa variação espaço-sazonal físico-química e microbiológica da qualidade da água na malha urbana de Santana-AP. Concluímos, portanto, que a produção e a distribuição da água da CAESA estão comprometidas, necessitando de ajustes e adequação às normas e legislações vigentes no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Neri Furtado, Universidade Federal do Amapá.

Possui graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amapá (2016), atualmente é mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em saneamento ambiental.

Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha, Universidade de São Paulo

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará, especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo - USP, Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo - USP e Pós-doutorado em Desenvolvimento Sustentável na University of Miami, Coral Gables, Estados Unidos. É Professora Associada IV no Curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá. É docente dos Cursos de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (mestrado e doutorado) e Ciências Ambientais (mestrado) da UNIFAP. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Ambientais. Desenvolve pesquisa em impactos socioeconômicos e ambientais, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, saneamento.

Geison Carlos Xisto da Silva, Universidade Federal do Amapá.

Mestre em Biodiversidade Tropical, Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Tecnólogo em Gestão de Produção Industrial, Técnico em Química Industrial e Técnico de Celulose/Papel. Atualmente exercendo a função de Técnico no Laboratório de Química, Saneamento e Modelagem Ambiental na Universidade Federal do Amapá.

Alan Cavalcanti da Cunha, Universidade de São Paulo

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Carlos (USP-CRHEA), especialista em Controle da Poluição das Águas em Países Sulamericanos (JICA - Japão), mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo e doutor em Engenharia Civil - Hidraulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC-USP). Pós-Doutor em Engenharia pela (American World University). Pós-Doutorado em análise isotópica estável e suas aplicações na quantificação de fluxos hidrológicos entre ecossistemas terrestres e aquáticos tropicais (Departamento de Biologia da Universidade de Miami (UM/EUA). Atualmente é Professor Associado I do Curso de Ciëncias Ambientais da Universidade Federal do Amapá, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBio - UNIFAP/IEPA/EMBRAPA-AP/CI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). É também docente colaborador no PPG Rede Bionorte (BIONORTE-MCT). Atua nas áreas de Ciências Ambientais: Modelagem de Sistemas Ambientais, Hidráulica e Saneamento, Fenômenos de Transporte, Clima e Recursos Hídricos, Limnologia, Estatística Aplicada à Ecologia.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)