Comparação de coagulantes inorgânicos e floculante por meio de Jar-Test para o tratamento físico e químico de efluente de laticínio
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0009%20Palabras clave:
Teste de jarros, Sulfato de alumínio, Policloreto de alumínio, Floculante aniônicoResumen
Os efluentes industriais, se não tratados, geram impactos no solo e águas superficiais e subterrâneas. Neste sentido, objetivou-se verificar a dosagem e pH ótimos dos coagulantes químicos sulfato de alumínio e o Policloreto de Alumínio (PAC), o melhor coagulante, a melhor concentração de floculante para valores de turbidez de efluente de laticínio de pequeno porte por meio de testes de jarros. Realizaram-se dois experimentos de coagulação com diferentes dosagens de dois produtos químicos (PAC - Policloreto de Alumínio e Sulfato de Alumínio) em diferentes tempos de sedimentação, para obtenção do melhor coagulante, concentração ótima e tempo de ação, conduzidos no equipamento Jar-Test. Determinado o melhor coagulante, concentração e tempo de ação, realizou-se um novo experimento, fixando-se a melhor concentração do coagulante acrescido do Floculante Polímero Aniônico IFloc 101 em diferentes concentrações, visando obter a melhor concentração do floculante e tempo de ação para remoção da Turbidez. Os ensaios de Jart-Test, foram realizados em delineamento experimental inteiramente casualizados (DIC) em arranjo fatorial (concentração x tempo de ação) com parcelas subdivididas. Foi realizado a Análise de Variância (ANAVA) e as médias das eficiências de remoção da Turbidez foram comparadas segundo o teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. O coagulante PAC seguido de Floculante Polímero Aniônico IFloc 101 se mostrou mais satisfatório para remoção de poluentes no Jar-Test, nas dosagens de 0,8 mL.L-1 de PAC e 1 mL.L-1 de Floculante Polímero Aniônico IFloc 101, embora, estatisticamente as menores concentrações de PAC e floculante atenderiam ao tratamento do efluente.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.