Cobertura do substrato na produção de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L.)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0007Palavras-chave:
Saco de linhagem, Emergência, Lona, Ãrea foliar.Resumo
Na produção de mudas de cafeeiro, alguns produtores vêm fazendo a cobertura do substrato com saco de linhagem e lona, de forma isolada ou conjuntamente. Entretanto, não há embasamento científico para a aplicação da técnica. Dessa forma, objetivou-se com este trabalho avaliar a produção de mudas de cafeeiro em diferentes formas de cobertura do substrato. O experimento foi conduzido em delineamento em blocos casualizados, com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos avaliados foram: 1) sem cobertura (testemunha); 2) cobertura com saco de linhagem; 3) cobertura com lona e; 4) cobertura com saco de linhagem e lona. Avaliaram-se o índice de velocidade de emergência (IVE), o número médio de dias para emergência, a emergência, a altura de planta, o número de folhas, o diâmetro do caule, a área foliar e o peso seco total de mudas. A porcentagem de emergência foi maior nos tratamentos cobertura com saco de linhagem e lona e cobertura de lona. O índice de velocidade de emergência foi maior no tratamento cobertura com saco de linhagem e lona, seguido pelo tratamento cobertura de lona. A área foliar, a altura de planta e o número de folhas foram maiores no tratamento com cobertura com saco de linhagem e lona. Para o diâmetro do colo, os maiores valores foram obtidos nos tratamentos cobertura com saco de linhagem e lona e cobertura com lona. Os tratamentos que apresentaram maior peso total foram os cobertos com saco de linhagem e lona e o apenas coberto com lona. Para todas as variáveis, o tratamento sem cobertura (testemunha) apresentou menores valores. Assim conclui-se que para a produção de mudas de cafeeiro recomenda-se o uso de cobertura com saco de linhagem ou lona.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.