Correlação da qualidade de água bruta e doenças de veiculação hídrica em Três Corações/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0027

Palavras-chave:

Índice de qualidade de água, Correlação de Person, Hepatite A, Diarreia, Dengue

Resumo

A má qualidade dos recursos hídricos está diretamente relacionada com a ocorrência de doenças de veiculação hídrica. Objetivou-se correlacionar à qualidade de água bruta e doenças de veiculação hídrica em Três Corações MG. Para tanto foram utilizadas séries históricas de qualidade de água da estação BG032, de 2017 a 2019 e dados de doenças pelo DATASUS. Foram avaliadas variáveis de qualidade de água com os limites estabelecidos pela DN COPAM-CERH 01/2008. Posteriormente foi feita a correlação de Person entre as doenças (Hepatite A, dengue e diarreia) com as variáveis de qualidade de água. As variáveis de qualidade de água que apresentaram acima dos padrões estabelecidos pela legislação foi o fosfato total e coliformes termotolerantes, associado às atividades agropecuárias. O IQA foi classificado como médio no período total bem como nos períodos seco e chuvoso. Porém no período chuvoso, o IQA é mais baixo (55,71) sendo que a turbidez, sólidos totais, fosfato total e coliformes termotolerantes as que contribuíram para a piora de qualidade. A correlação entre Hepatite A e o IQA foi fortemente correlacionada sugerindo que as variáveis de qualidade de água contribuem para a ocorrência. No período seco, a Dengue foi fortemente correlacionada com a turbidez, coliformes termotolerantes e temperatura, verificando-se que à exceção da escassez de chuvas, é o melhor período para ocorrências. Em relação à diarreia, não verificado correlação com coliformes termotolerantes, porém a doença apresenta sazonalidade. Já no período chuvoso foi observada correlação moderada com os coliformes termotolerantes e nitrato e a dengue apresentou correlações fracas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Luis de Oliveira, Universidade Vale do Rio Verde

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2020). Trabalhou como estagiário do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais., e também na prefeitura municipal do município de Três Corações MG, experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária 

Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, Universidade Vale do Rio Verde

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2007) e mestrado (2011) e doutorado em RECURSOS HÍDRICOS EM SISTEMAS AGRÍCOLAS pela Universidade Federal de Lavras (2014). Minha atuação profissional tem se baseado no ensino e pesquisa na área de recursos hídricos e meio ambiente, saneamento ambiental, qualidade de água, tratamento de efluentes e resíduos sólidos. Projetos em andamento: i) Aspectos Estratégicos da Sustentabilidade; ii) Avaliação da eficiência de banhados naturais e de sistemas construídos no pós - tratamento do chorume; iii) Avaliação e proteção dos recursos hídricos; iv) Fitorremediação; v) Diagnóstico e soluções alternativas de Saneamento e Saúde Ambiental; vi) Tratamento descentralizado de águas residuárias pela associação entre tanque séptico e wetlands; vii) Saúde pública e saneamento ambiental: soluções para o planejamento; viii) Insetos e Bioindicadores de solo e água: levantamento, identificação, flutuação populacional e ambiente SIG; ix) Simulação Hidrológica em pequenas bacias hidrográficas na região do Rio Verde; x) Simulação hidrológica e climática na região sul de Minas Gerais como função do uso do solo e mudanças climáticas. No contexto de ensino: i) Disciplinas Poluição Ambiental; Tratamento de resíduos sólidos, líquidos, gasosos e industriais, saneamento ambiental, para os cursos de engenharia ambiental, Silvicultura para o curso de agronomia da UninCor; ii) Docente integral no Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade em Recursos Hídricos (Saneamento ambiental experimental, Tratamento de efluentes líquidos, Princípios da Modelagem e controle da qualidade da água superficial).

Dener de Souza Borges, Universidade Vale do Rio Verde

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2020). Atualmente é operador da central - FazBetom Concreto LTDA e pesquisa e desenvolvimento da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, com elaboração de trabalhos e artigos publicados em Seminários e Congressos Nacionais de Meio Ambiente.

Eunice Musa Neves dos Santos, Universidade Vale do Rio Verde

Engenheira Ambiental e Sanitarista

Eliana Alcantra, Universidade Vale do Rio Verde

Atualmente é docente na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR de Três Corações-MG, atuando na Graduação (disciplinas: entomologia, fruticultura, sociologia rural e extensão, floricultura e paisagismo) e no Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos (disciplina metodologia da pesquisa aplicada a sustentabilidade em recursos hídricos). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa - UninCor e editora chefe do Periódico Sustentare. Desenvolve pesquisas envolvendo controle biológico e natural de insetos, resistência de plantas a insetos, levantamento de insetos-praga, inimigos naturais em cafeeiro e frutíferas e insetos bioindicadores da qualidade de água e solo, sustentabilidade e recursos hídricos. Possui graduação em Agronomia (2004), Mestrado e Doutorado em Entomologia, pela Universidade Federal de Lavras. Exerceu o cargo de professora substituta no Instituto Federal do Sul de Minas campus Machado-MG (07/2012 a 07/2013). 

Alisson Souza de Oliveira, Universidade Vale do Rio Verde

Atualmente é docente em Tempo Integral na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR em Três Corações-MG, atuando na Graduação (Disciplinas: Agrometeorologia e Climatologia; Irrigação e Drenagem; Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento; Máquinas e Mecanização Agrícola; Física do Solo e Manejo e Conservação do Solo e da Água e Topografia) e na Pós-graduação no Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos (Disciplinas: Hidrologia Aplicada e Meteorologia no Contexto dos Recursos Hídricos). Graduado em Agronomia, mestre (2011) e doutor (2014) em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícola pela Universidade Federal de Lavras. Pós-Doutorado (2014 - 2016) trabalhando com análise de tendências climáticas na precipitação e temperatura do ar. Minha atuação profissional tem se baseado no ensino e pesquisa na área de hidrologia e impactos de mudanças climáticas. Atuou no Monitoramento Hidrológico de Bacias Hidrográficas com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, realizando monitoramento em áreas de recarga de nascentes; dados climatológicos e hidrométricos. Experiências anteriores na área de Fitopatologia, com estudos nos seguintes temas: Controle Biológico de Fitonematóides com a utilização de Bactéria Endofítica, Rizobactérias e Filtrados Bacterianos. Atuou como professor na Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS nas seguintes disciplinas: Hidrologia Aplicada (Engenharia Civil); Saneamento Básico (Engenharia Civil); Sensoriamento Remoto (Agronomia), Máquinas e Mecanização Agrícola ( (Agronomia) e Geoprocessamento (Especialização).

Downloads

Publicado

2021-02-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>