Bioenergia no Brasil: o cenário atual da matriz energética e da produção dos biocombustíveis
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0038Palavras-chave:
Energia e Sustentabilidade, Bioenergia, Biocombustíveis, Oferta de energiaResumo
Por sua composição diversificada, com predomínio de fontes renováveis incentivadas pelo governo ao longo dos anos, o Brasil é um dos países que se destaca no cenário energético internacional. Analogamente, a utilização dos biocombustíveis, biodiesel e etanol, foi ampliada no período de 2012 a 2018. Objetiva-se neste estudo analisar a oferta de energia por fontes renováveis, sua participação no SIN - Sistema Interligado Nacional e a parcela dos biocombustíveis regulamentados pela Agência Nacional do Petróleo destinada ao abastecimento da frota veicular além dos demais equipamentos com motores a combustão interna, com intuito de avaliar o crescente uso nacional de fontes renováveis de energia. Os dados analisados demostraram a tendência do Brasil em migrar sua matriz energética para um modelo de produção limpo e sustentável, tanto para a geração de energia elétrica, quanto na produção de combustíveis. O etanol ganhou espaço para o abastecimento direto como na adição à gasolina. O biodiesel teve crescimento pela política de adição gradativa ao diesel, fora que ambos, podem ser agregados a geração de energia elétrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.