Aplicabilidade de modelos de probabilidades a eventos diários das chuvas intensas no estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0016

Palavras-chave:

Distribuições de probabilidades, Teste de Qui-Quadrado, Precipitação máxima diária, Tempo de retorno, Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A ocorrência de eventos extremos de precipitação no Estado do Rio de Janeiro, reforçam a importância de estudos relacionados a estes acontecimentos, principalmente quando se pensa no dimensionamento de obras hidráulicas. Neste sentido, foram ajustadas as distribuições de probabilidades Normal (N), Log-Normal a 2 parâmetros (LN) e Gumbel para Máximos (GM), aos dados de precipitação máxima diária anual de 6 estações distribuídas ao longo do Estado do Rio de Janeiro, totalizando 28 anos de dados. Os dados foram obtidos junto à Rede Nacional de Observações Meteorológicas de Superfície do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Após o ajuste, foram estimadas as precipitações máximas diárias para diferentes tempos de retorno. A aderência das distribuições foi avaliada pelo Teste de Qui-Quadrado. Os resultados mostraram que todas as distribuições foram adequadas. A distribuição GM foi a que melhor se ajustou em todas as estações, com exceção das estações Avelar e Itaperuna, onde a melhor distribuição foi a LN. Os maiores volumes de precipitação máxima diária estimados aconteceram nas estações de Avelar, Resende e Rio de Janeiro, cujos valores são superiores à 200 mm para um tempo de retorno de 500 anos, evidenciando a potencialidade de tragédias relacionadas a eventos extremos de precipitação nestas regiões. As menores precipitações máximas diárias ocorreram nas estações de Campos e Cordeiro, com valores entre 130,70 mm e 199,17 mm, para tempos retorno de 25 e 500 anos, respectivamente, na estação de Itaperuna, para os mesmos tempos de retorno, a precipitação máxima diária variou entre 114 mm a 148 mm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Miranda Muniz, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (2012). Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio de Jesus. Mestranda em Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Atuou como advogada e professora de Direito Administrativo e Direito do Consumidor na Faculdade Três Pontas (FATEPS). É advogada, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil pela 20ª Subseção/MG - OAB/MG 147.463 e Conciliadora nomeada do Juizado de Conciliação de Três Pontas. Lecionou as disciplinas Direito Civil, Direito Eleitoral, Introdução ao Estudo do Direito e Hermenêutica Jurídica, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Direito do Consumidor e e atualmente leciona as disciplinas de Prática Jurídica II - Civil e Prática Jurídica III - Trabalhista, todas na Universidade Vale do Rio Verde - UninCor. Exerceu o cargo de Assessora de Apoio Estratégico e de Gerente da Divisão de Processos Administrativos e Contenciosos na Procuradoria do Município de Varginha nos anos de 2018 e 2019, atuou nos anos de 2019 e 2020 como Chefe de Gabinete do Prefeito do Município de Varginha e como Gerente da Divisão de Execução Fiscal no ano 2021, todos na Prefeitura Municipal de Varginha.

Mayara Gabriela Lourenço Ferreira, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Graduada no curso de Bacharelado em Direito pela Faculdade Três Pontas - FATEPS/GRUPO UNIS (2012). Graduanda no curso de Bacharelado em Contabilidade pela Universidade Vale do Rio Verde (2022). Pós-graduada em Direito Processual e Práticas Processuais pela Faculdade Três Pontas - FATEPS/GRUPO UNIS (2014). Mestranda em Sustentabilidade em Recursos Hídricos pela Universidade Vale do Rio Verde (2020). Advogada regularmente inscrita pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais. Trabalhou entre os anos de 2011 a 2013 no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Três Pontas - FATEPS/GRUPO UNIS, bem como realizou estágio supervisionado junto ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Trabalhou no GRUPO UNIS - Cidade Universitária, entre os anos de 2014 a 2018, como Analista de Negócios da Superintendência Corporativa do Grupo. Atuou como professora nas turmas especiais, orientadora nos cursos pós-graduação e cursos específicos do Grupo Unis. Atualmente trabalha na UNINCOR - campus Caxambu, como advogada responsável pelo Núcleo de Prática Jurídica do campus e professora do curso de Direito nos campus da UNINCOR de Caxambu e Três Corações.

Pablo Christian de Moro Silva, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Atualmente é professor das disciplinas de Direito Previdenciário, Direito Processual do Trabalho, Direito do Trabalho, Direito Tributário, e Prática Processual Trabalhista; é também advogado atuante nas áreas trabalhista, empresarial e tributária.

Alisson Souza de Oliveira, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Atualmente é docente na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR em Três Corações-MG, atuando na Graduação (Disciplinas: Agrometeorologia e Climatologia; Irrigação e Drenagem; Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento; Máquinas e Mecanização Agrícola; Física do Solo e Manejo e Conservação do Solo e da Água e Topografia) e na Pós-graduação no Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos (Disciplinas: Hidrologia Aplicada e Meteorologia no Contexto dos Recursos Hídricos). Graduado em Agronomia, mestre (2011) e doutor (2014) em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícola pela Universidade Federal de Lavras. Pós-Doutorado (2014 - 2016) trabalhando com análise de tendências climáticas na precipitação e temperatura do ar. Minha atuação profissional tem se baseado no ensino e pesquisa na área de hidrologia e impactos de mudanças climáticas. Atuou no Monitoramento Hidrológico de Bacias Hidrográficas com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, realizando monitoramento em áreas de recarga de nascentes; dados climatológicos e hidrométricos. Experiências anteriores na área de Fitopatologia, com estudos nos seguintes temas: Controle Biológico de Fitonematóides com a utilização de Bactéria Endofítica, Rizobactérias e Filtrados Bacterianos. Atuou como professor na Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS nas seguintes disciplinas: Hidrologia Aplicada (Engenharia Civil); Saneamento Básico (Engenharia Civil); Sensoriamento Remoto (Agronomia), Máquinas e Mecanização Agrícola ( (Agronomia) e Geoprocessamento (Especialização).

Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2007) e mestrado (2011) e doutorado em RECURSOS HÍDRICOS EM SISTEMAS AGRÍCOLAS pela Universidade Federal de Lavras (2014). Minha atuação profissional tem se baseado no ensino e pesquisa na área de recursos hídricos e meio ambiente, saneamento ambiental, qualidade de água, tratamento de efluentes e resíduos sólidos. Projetos em andamento: i) Aspectos Estratégicos da Sustentabilidade; ii) Avaliação da eficiência de banhados naturais e de sistemas construídos no pós - tratamento do chorume; iii) Avaliação e proteção dos recursos hídricos; iv) Fitorremediação; v) Diagnóstico e soluções alternativas de Saneamento e Saúde Ambiental; vi) Tratamento descentralizado de águas residuárias pela associação entre tanque séptico e wetlands; vii) Saúde pública e saneamento ambiental: soluções para o planejamento; viii) Insetos e Bioindicadores de solo e água: levantamento, identificação, flutuação populacional e ambiente SIG; ix) Simulação Hidrológica em pequenas bacias hidrográficas na região do Rio Verde; x) Simulação hidrológica e climática na região sul de Minas Gerais como função do uso do solo e mudanças climáticas. No contexto de ensino: i) Disciplinas Poluição Ambiental; Tratamento de resíduos sólidos, líquidos, gasosos e industriais, saneamento ambiental, para os cursos de engenharia ambiental, Silvicultura para o curso de agronomia da UninCor; ii) Docente integral no Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade em Recursos Hídricos (Saneamento ambiental experimental, Tratamento de efluentes líquidos, Princípios da Modelagem e controle da qualidade da água superficial).

Aurivan Soares de Freitas, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestre e doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, relação nutrição mineral e doenças de plantas. Atualmente é professor na Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), onde vem atuando na graduação e na pós-graduação nos cursos: Agronomia e Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos.

Claudiomir da Silva Santos, Instituto Federal de Minas Gerais

Técnico em Agropecuária pelo IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes, tenho graduação em Ciências Agrarias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Biologia pelo UNICLAR e Pedagogia pela UNINTER, Doutorado em Promoção da saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN, Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduado em Sistema de Gestão Ambiental, Educação para o Campo, Educação Ambiental, Auditoria e Pericia Ambiental, Vigilância em saúde Ambiental. Fui professor de graduação e pós-graduação na UVA e UECE - Ce. Atuo nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, com trabalhos publicados nestas áreas do conhecimento. Fui professor da UNINCOR e FACICA, nos cursos de Agronomia, Gestão ambiental, Biologia e Química. Em 2008 assumi o cargo de professor do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho em regime DE, atuando nos cursos Técnicos de Agropecuária, Meio Ambiente, Cafeicultura, Curso Superior de Agronomia, Líder do Grupo de Pesquisa Ciências Ambientais do CNPQ. Coordenador do Projeto Rondon IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, atualmente estou como Coordenador do Curso Técnico de Meio Ambiente do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, Membro do Fórum Mineiro de Combate ao Agrotóxico ? FMCA, Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica Mogi-Pardo CBH GD6, Membro da Comissão Organizadora do Simpósio de Hidrologia Médica, Águas Termais, Minerais e Naturais de Poços de Caldas, Membro do Comitê Cientifico da Rede de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima ? RIPEDRC e do Environmental Resilience Research and Science (IJERRS) e Presidente da Comissão Técnica do Congresso Nacional de Meio Ambiente.

Ronei Aparecido Barbosa, Universidade José do Rosário Vellano

Graduado em Pedagogia, Ciências Biológicas e Processos Gerenciais, atua na Educação Básica, Cursos Técnicos e Educação a Distância em disciplinas ligadas a Biologia e Metodologia Científica. Tem experiência na área de Piscicultura e Biologia Geral atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Educação, Sustentabilidade, Biologia e Educação Ecológica. Integrou o grupo de pesquisa Ciência Animal - UNIFENAS de 10/11/2014 a 06/09/2018 (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1592314677810491). Atualmente atua no grupo de pesquisa Ciências Ambientais - IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho na linha de pesquisa Saúde e Meio Ambiente (dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4964015135722519). Integra a Comissão Organizadora e Científica do Congresso Nacional do Meio Ambiente desde 2017 onde Coordena a Produção Científica do evento juntamente com os demais membros e parceiros. Servidor Público Municipal efetivado no cargo de Gestor Escolar (Diretor) na Prefeitura Municipal de Tambaú/SP - Portaria n° 13.413 de 03/01/22.

Downloads

Publicado

2021-08-22

Edição

Seção

Meteorologia, Climatologia e Mudanças Climáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>