A prática da responsabilidade socioambiental: estudo em uma empresa de biocombustíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0058

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Responsabilidade socioambiental, Práticas de sensibilização

Resumo

Os atuais problemas socioambientais conquistaram um espaço de grande relevância entre os assuntos discutidos em nossa sociedade por serem causados em sua maior parte pela intervenção humana e por ameaçarem o equilíbrio ecológico do planeta e a existência de diversas formas de vida. Logo, hábitos e práticas de consumo sustentáveis poderão ocasionar a diminuição da quantidade de bens adquiridos e de resíduos gerados pós-consumo, contribuindo para a preservação ambiental. Nesse sentido, o biodiesel se apresenta como uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis por ser considerado um combustível biodegradável, derivado de fontes renováveis como óleos vegetais puros ou já utilizados e de gordura animal. Assim, considerando a importância destas organizações que produzem biodiesel para a sustentabilidade no âmbito ambiental e social, este estudo buscou descrever como uma organização que produz biocombustíveis coloca em prática a responsabilidade socioambiental nas comunidades onde atua. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso na qual se entrevistou o Gestor (sócio administrador) de uma pequena empresa que produz biocombustíveis estabelecida em um município localizado na região Sul de Minas Gerais. Utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada e para análise, o método de categorização de dados. Ao final, constatou-se práticas significativas como a implantação de um processo produtivo que prioriza os princípios da ecoeficiência, o trabalho junto ao poder público para o estabelecimento de medidas voltadas para o descarte consciente do óleo vegetal e animal na região e ações para a sensibilização das comunidades. Percebeu-se ainda, ao analisar os relatos do Gestor entrevistado, que esta organização privilegia o paradigma integrador da sustentabilidade que busca o crescimento econômico sem causar grandes impactos ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Christian de Moro Silva, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Atualmente é professor das disciplinas de Direito Previdenciário, Direito Processual do Trabalho, Direito do Trabalho, Direito Tributário, e Prática Processual Trabalhista; é também advogado atuante nas áreas trabalhista, empresarial e tributária.

Fabiana Miranda Muniz, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (2012). Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio de Jesus. Mestranda em Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Atuou como advogada e professora de Direito Administrativo e Direito do Consumidor na Faculdade Três Pontas (FATEPS). É advogada, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil pela 20ª Subseção/MG - OAB/MG 147.463 e Conciliadora nomeada do Juizado de Conciliação de Três Pontas. Lecionou as disciplinas Direito Civil, Direito Eleitoral, Introdução ao Estudo do Direito e Hermenêutica Jurídica, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Direito do Consumidor e e atualmente leciona as disciplinas de Prática Jurídica II - Civil e Prática Jurídica III - Trabalhista, todas na Universidade Vale do Rio Verde - UninCor. Exerceu o cargo de Assessora de Apoio Estratégico e de Gerente da Divisão de Processos Administrativos e Contenciosos na Procuradoria do Município de Varginha nos anos de 2018 e 2019, atuou nos anos de 2019 e 2020 como Chefe de Gabinete do Prefeito do Município de Varginha e como Gerente da Divisão de Execução Fiscal no ano 2021, todos na Prefeitura Municipal de Varginha.

Mayara Gabriela Lourenço Ferreira, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Graduada no curso de Bacharelado em Direito pela Faculdade Três Pontas - FATEPS/GRUPO UNIS (2012). Pós-graduada em Direito Processual e Práticas Processuais pela Faculdade Três Pontas - FATEPS/GRUPO UNIS (2014). Mestranda em Sustentabilidade em Recursos Hídricos pela Universidade Vale do Rio Verde (2020). Advogada regularmente inscrita pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais. Trabalhou entre os anos de 2011 a 2013 no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Três Pontas - FATEPS/GRUPO UNIS, bem como realizou estágio supervisionado junto ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Trabalhou no GRUPO UNIS - Cidade Universitária, entre os anos de 2014 a 2018, como Analista de Negócios, atuando ainda como professora nas turmas especiais, orientadora nos cursos pós-graduação e cursos específicos. Atualmente trabalha na UNINCOR - campus Caxambu, atuando como advogada responsável pelo Núcleo de Prática Jurídica do campus. É ainda professora do curso de Direito nos campus da UNINCOR de Caxambu e Três Corações. 

Letícia Rodrigues da Fonseca, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do Curso de Mestrado Profissional Gestão, Planejamento e Ensino, ambos oferecidos pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Áreas de Pesquisa: aprendizagem organizacional; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação; desenvolvimento sustentável; estratégias em organizações sustentáveis; gestão empreendedora do ensino; práticas de ensino inovadoras. 

Daiane Fernandes Pereira Lahmann, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Possui graduação em Direito - Faculdades Integradas Vianna Junior (2009-2013). Mestre em Sustentabilidade em Recursos Hídricos - UNINCOR (2017- 2019). Especialista em Educação Ambiental - UFLA - Universidade Federal de Lavras (2015/2016). Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico - PUC Minas (2016 - 2018). Foi assessora Jurídica da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande -ARPA Rio Grande (2016-2019). Foi professora do PRONATEC (campus Lavras -MG). Conselheira do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Verde - GD4. Professora do Direito na Escola (OAB-MG - projeto social). Professora de Direito Ambiental e de Direito Hídrico da UNINCOR - unidade Caxambu (2020). Advogada (OAB/MG 151.369). Secretária de Meio Ambiente de Caxambu- MG.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Responsabilidade Socioambiental Corporativa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)