Use and earth coverage in permanent preservation areas on dairy Proprieties of Vale do Taquari/RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0045

Keywords:

Environmental legislation, Environmental analysis, Riparian forest

Abstract

Land occupation of the Permanent Preservation Areas (PPA) for human use on rural properties is a common practice. The indiscriminate use of such areas brings a number of environmental damages, such as soil degradation, loss of biodiversity, erosion, silting of watercourses, among others. This work aims to identify the form of land use and occupation of PPA in rural dairy properties and relate to milk yield. Therefore, 111 rural dairy farms from the Vale do Taquari - RS region with PPAs were selected. The properties were mapped using geoprocessing tools and confirmed in field visits. The PPAs of the 111 properties total 280.1 hectares, of which 38.0% correspond to the native forest preserved, 58.3% are used for anthropic purposes, such as improvements, pastures, exotic forest and annual crops, 3.5% if refer to dams and wetlands and 0.3% are discovered soils No association was identified between the percentage of native vegetation cover and milk yield. It is concluded that there are different uses and occupations of APPs of the milk producing properties of the Vale do Taquari, less than half of them being covered with native native vegetation, as foreseen in the Brazilian Forest Code.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudete Rempel, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Ciências Habilitação Plena em Biologia (Licenciatura) pela Univates (1997), mestrado em Sensoriamento Remoto pela UFRGS (2000) e doutorado em Ecologia pela UFRGS (2009). Cursou três especializações: Planejamento Energético e Ambiental (UFRGS), Gestão Universitária (Univates) e Educação e Saúde (UFRGS/Univates). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e no Mestrado Profissional em Sistemas Ambientais Sustentáveis. É docente do Centro de Ciências Médicas, atuando no Curso de Medicina com Estudo da Medicina e Saúde e Sociedade. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagem, e também tem experiência na área de Saúde Coletiva atuando principalmente com qualidade de vida. Na área de Ciências Ambientais, a ênfase dos estudos é em indicadores de Sustentabilidade Ambiental. É bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2, do CNPq.

Gustavo Rodrigo da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Possui proficiência em Inglês (Bilíngue) certificado pela Oxford (CEFR) e experiência com o idioma no exterior, no primeiro semestre de 2018 cursou um semestre na Halmstad University (Suécia) tendo sido aprovado em todas as disciplinas. 

Patrícia Caye Bergmann, Universidade do Vale do Taquari

Bióloga pela Universidade do Vale do Taquari ? Univates. Possui aptidão e experiência em atividades de campo e rotinas de laboratório e confecção de laudos e documentos técnicos. É proficiente em Língua Inglesa (CEFR) e possui experiência com o idioma no exterior, durante um semestre de estudos na Halmstad University (Suécia).

Ana Paula de Borba Morás, Universidade do Vale do Taquari

Bióloga, formada em Ciências Biológicas - Bacharelado na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Atualmente trabalha como Bióloga na empresa BSW Engenharia Ambiental participando de levantamentos de manejo de vegetação, projetos ambientais diversos, e no licenciamento ambiental de empresas parceiras, prezando pelo cumprimento de condicionantes e propondo melhorias na gestão dos resíduos. Atuou como Auxiliar de Resíduos I na equipe de Gestão Ambiental, setor de Engenharia e Manutenção da Universidade do Vale do Taquari - Univates, no auxílio à gestão dos resíduos gerados na Universidade, que compreende a coleta, triagem, quantificação, armazenamento e destinação final de resíduos Classe I e Classe II (A e B). Também, na mesma equipe auxiliou em demandas ambientais e sinantrópicas. Atuou como bolsista de iniciação científica da instituição no projeto de pesquisa Sustentabilidade em propriedades rurais produtoras de leite do Vale do Taquari/RS, na parte de levantamento florístico, fitossociológico, com a identificação de espécies, além de ter prestado auxílio nas coletas e análises do leite, água para dessedentação animal e solo de pastagens das propriedades participantes da pesquisa.

Jonas Bernardes Bica, Universidade Feevale

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2011), Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2014) e doutorando em Qualidade Ambiental pela FEEVALE. Atualmente é membro de comissão do Conselho Regional de Biologia - 3ª Região e da Sociedade Brasileira de Ecologia. Tem experiência na área de Botânica, Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento ambiental, formação florestal, inventário fitossociológico. Além disso, atualmente, atua em programas de monitoramento de fauna silvestre para empreendimentos privados.

Published

2021-05-31

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>