Insetos aquáticos e seus grupos tróficos relacionados a cobertura vegetal de propriedades leiteiras no Vale do Taquari/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0010

Palavras-chave:

Bioindicadores, Entomofauna aquática, Pecuária leiteira, Sustentabilidade

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar os grupos tróficos funcionais das famílias de insetos aquáticos encontrados em 12 propriedades leiteiras classificadas conforme sua cobertura vegetal, localizadas na microbacia hidrográfica do Arroio da Seca, porção Taquari-Antas. As amostragens foram realizadas de fevereiro a novembro do ano de 2019 ao longo das margens d’água de arroios de cada propriedade. Foram coletados e identificados um total de 2.741 indivíduos de insetos aquáticos, pertencentes a 8 ordens e 38 famílias. Não houve diferença significativa entre a riqueza e a abundância dos grupos tróficos funcionais de insetos aquáticos entre os pontos de coleta, porém, na composição de famílias houve diferença. O estudo revela que as condições ambientais das propriedades leiteiras, em relação à cobertura vegetal em suas Áreas de Preservação Permanente, possuem influência na determinação da estrutura e composição da comunidade da entomofauna aquática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Ehlert, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Ciências Ambientais pela UNIVATES. Mestra em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela UNISINOS. Atualmente é aluna do IFRN, onde cursa Especialização em Práticas Assertivas em Didática. Possui Curso Normal Magistério em Séries Iniciais e Educação Infantil. Ministrou aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é Professora Mediadora dos cursos FIC (Formação Inicial e Continuada de trabalhadores) do IFSUL-Polo Novo Hamburgo. Trabalhou em projetos de Educação Ambiental e com pesquisas na área da Citologia, Ecologia e Sustentabilidade.

Claudete Rempel, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Ciências Habilitação Plena em Biologia (Licenciatura) pela Univates (1997), mestrado em Sensoriamento Remoto pela UFRGS (2000) e doutorado em Ecologia pela UFRGS (2009). Cursou três especializações: Planejamento Energético e Ambiental (UFRGS), Gestão Universitária (Univates) e Educação e Saúde (UFRGS/Univates). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e no Mestrado Profissional em Sistemas Ambientais Sustentáveis. É docente do Centro de Ciências Médicas, atuando no Curso de Medicina com Estudo da Medicina e Saúde e Sociedade. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagem, e também tem experiência na área de Saúde Coletiva atuando principalmente com qualidade de vida. Na área de Ciências Ambientais, a ênfase dos estudos é em indicadores de Sustentabilidade Ambiental. É bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2, do CNPq

Marina Schmidt Dalzochio, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006) e Licencianda em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2019), mestre em Entomologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal da Grande Dourados (2009) e Doutora em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Entre 2014 e 2016, atuou como supervisora do Convênio de Combate à Dengue, entre a Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo-RS. Neste, foi responsável por atividades de educação ambiental para saúde em parceria com as escolas de ensino básico do município. Foi bolsista de pós-doutorado na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), pelo projeto Pesquisador Visitante Especial, Ciências Sem Fronteiras do CAPES (2016-2018), pesquisadora PNPD- Capes (2018) e Pesquisadora PDJ -CNPq (2019) do PPG em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES. Atuou como docente da Universidade do Vale do Taquari, curso de Ciências Biológicas, no ano de 2018, ministrando as disciplinas de Zoologia de Cordados, Educação Ambiental, Biologia Celular e Anatomia e Fisiologia Animal e Humana (EAD) e da Escola Link Profissionalizante (2020), no curso de Auxiliar de Necropsia, ministrando as disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana, Biossegurança e Ética e Bioética. Atualmente atua no monitoramento do Aedes aegypti, supervisionando equipes de campo, no Convênio de Combate à Dengue, entre a Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo-RS. Além do mais, presta consultoria ambiental nas áreas de invertebrados aquáticos, sobretudo insetos e assessoria em bioestatística e delineamento amostral. Tem experiência na área de Educação, Zoologia, Entomologia, Conservação de Ecossistemas aquáticos, Controle de pragas, Educação Ambiental, Ecologia e Bioestatística.

Patrícia Caye Bergmann, Universidade do Vale do Taquari

Bióloga pela Universidade do Vale do Taquari ? Univates. Possui aptidão e experiência em atividades de campo e rotinas de laboratório e confecção de laudos e documentos técnicos. É proficiente em Língua Inglesa (CEFR) e possui experiência com o idioma no exterior, durante um semestre de estudos na Halmstad University (Suécia).

Cristian Mateus Zerwes, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pelo Centro Universitário Univates (2013), com o trabalho de conclusão Estrutura do componente arbóreo de um fragmento florestal no município de Imigrante, Rio Grande do Sul, Brasil, orientadora Dra. Elisete Maria de Freitas. 

Concluiu a Especialização em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente na PUC/RS (2014), com o trabalho de conclusão Impactos ambientais e exigências legais para a manutenção de uma pequena propriedade rural em Imigrante, Rio Grande do Sul, orientadora Dra. Karine Silva Demoliner. 

Possui Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates, com a dissertação Estrato arbóreo de fragmentos de floresta estacional decidual submontana em propriedades produtoras de leite: uso de dados fitossociológicos para diagnóstico de sustentabilidade, sob orientação da Dra. Claudete Rempel.

Atua atualmente como Biólogo na empresa Geoambiental Consultoria e Licenciamento Ltda. no setor de Licenciamento.


É voluntário do Grupo de Pesquisa em avaliação da sustentabilidade ambiental de propriedades leiteiras, onde trabalha com análise de estrato arbóreo em reserva legal e áreas de preservação permanente na Microbacia do Arroio da Seca, RS, em propriedades leiteiras.

Atuou na Prefeitura Municipal de Imigrante/RS, como Chefe do Departamento de Patrimônio e Compras, concursado como Oficial Administrativo. Concursado anteriormente como Auxiliar Administrativo. Atuou também na Prefeitura Municipal de São José do Sul/RS como Professor de Ciências e como biólogo autônomo no ramo de Licenciamento Florestal.

Downloads

Publicado

2021-01-13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>