Estrato arbóreo de fragmentos florestais com diferentes estágios de conservação de propriedades leiteiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0013

Palavras-chave:

Fitossociologia, Áreas de Preservação Permanente, Floresta Estacional Decidual, Floresta Ombrófila Mista

Resumo

A agricultura passou por mudanças nos últimos anos, ocupando um importante papel na geração de empregos no meio rural e também na obtenção de alimentos para a população. Por outro lado, acaba por causar diversos impactos ao meio ambiente, principalmente quando acaba invadindo Áreas de Preservação Permanente (APP). O objetivo do presente estudo é comparar o estrato arbóreo de fragmentos florestais de FED e FOM de APP de propriedades produtoras de leite, em diferentes estágios de preservação. Realizou-se o levantamento florístico das APP, onde adotou-se o parcelamento dessa em quadrantes de 100 m2, distanciados 10 m entre si, para uma melhor representação do fragmento das propriedades selecionadas, denominadas Propriedade I (PI), Propriedade II (PII), Propriedade III (PIII) e Propriedade IV (PIV). Foram coletados a medida da Circunferência à Altura do Peito (CAP) e a altura, dos indivíduos arbóreos que possuíam a circunferência de no mínimo 15 cm, esses sendo identificados in loco ou posteriormente ao campo. Também foram avaliados os parâmetros frequência, dominância, densidades absoluta e relativa, índice de Valor de Importância (IVI), além da estimativa quanto a diversidade por meio do Índice de Shannon (H) e a equabilidade de Pielou (J’). Foram identificadas, nas áreas PI, PII, PIII e PIV, 21, 41, 20 e 35 espécies e 11, 21, 10 e 22 famílias botânicas, respectivamente, enquanto que o valor do Índice de Shannon e equabilidade de Pielou foi de 1,74 nats.ind-1 e 0,57 para PI, 3,13 nats.ind-1 e 0,84 para PII, 2,68 nats.ind-1 e 0,89 para PIII e 3,15 nats.ind-1 e 0,88 para PIV. Sendo assim, a PIII pode ser considerada a de menor conservação e a PIV a que possui a maior diversidade estimada. Para as áreas que possuem o maior acesso ao gado nas propriedades foram estimados os menores valores de diversidade e riqueza de espécies, sendo que as propriedades com as APP mais preservadas obtiveram também maiores valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Caye Bergmann, Universidade do Vale do Taquari

Bióloga pela Universidade do Vale do Taquari ? Univates. Possui aptidão e experiência em atividades de campo e rotinas de laboratório e confecção de laudos e documentos técnicos. É proficiente em Língua Inglesa (CEFR) e possui experiência com o idioma no exterior, durante um semestre de estudos na Halmstad University (Suécia).

Claudete Rempel, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Ciências Habilitação Plena em Biologia (Licenciatura) pela Univates (1997), mestrado em Sensoriamento Remoto pela UFRGS (2000) e doutorado em Ecologia pela UFRGS (2009). Cursou três especializações: Planejamento Energético e Ambiental (UFRGS), Gestão Universitária (Univates) e Educação e Saúde (UFRGS/Univates). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e no Mestrado Profissional em Sistemas Ambientais Sustentáveis. É docente do Centro de Ciências Médicas, atuando no Curso de Medicina com Estudo da Medicina e Saúde e Sociedade. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagem, e também tem experiência na área de Saúde Coletiva atuando principalmente com qualidade de vida. Na área de Ciências Ambientais, a ênfase dos estudos é em indicadores de Sustentabilidade Ambiental. É bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2, do CNPq 

Ana Paula de Borba Morás, Universidade do Vale do Taquari

Bióloga, formada em Ciências Biológicas - Bacharelado na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Atua como Auxiliar de Resíduos I na equipe de Gestão Ambiental, setor de Engenharia e Manutenção da Universidade do Vale do Taquari - Univates, no auxílio à gestão dos resíduos gerados na Universidade, que compreende a coleta, triagem, quantificação, armazenamento e destinação final de resíduos Classe I e Classe II (A e B). Também, na mesma equipe auxilia em demandas ambientais e sinantrópicas. Atuou como bolsista de iniciação científica da instituição no projeto de pesquisa Sustentabilidade em propriedades rurais produtoras de leite do Vale do Taquari/RS, na parte de levantamento florístico, fitossociológico, com a identificação de espécies, além de ter prestado auxílio nas coletas e análises do leite, água para dessedentação animal e solo de pastagens das propriedades participantes da pesquisa. 

Gustavo Rodrigo da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Possui proficiência em Inglês (Bilíngue) certificado pela Oxford (CEFR) e experiência com o idioma no exterior, no primeiro semestre de 2018 cursou um semestre na Halmstad University (Suécia) tendo sido aprovado em todas as disciplinas. 

Jonas Bernardes Bica, Universidade Feevale

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2011), Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2014) e doutorando em Qualidade Ambiental pela FEEVALE. Atualmente é membro de comissão do Conselho Regional de Biologia - 3ª Região e da Sociedade Brasileira de Ecologia. Tem experiência na área de Botânica, Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento ambiental, formação florestal, inventário fitossociológico. Além disso, atualmente, atua em programas de monitoramento de fauna silvestre para empreendimentos privados.

Jeferson Henrique Ziem, Universidade do Vale do Taquari

Academic of the Biological Sciences Course Bachelor of the University of Vale do Taquari - Univates. He is currently a Scientific Initiation Fellow, in the Project of Plant Communities of the Central Depression of Rio Grande do Sul: floristic wealth, structure and potentialities, in the same institution. I have experience in the field of Biotechnology, with emphasis on studies of plants with phytotoxic, antibacterial and antifungal potentials. 

Elisete Maria de Freitas, Universidade do Vale do Taquari

Bióloga, Doutora em Botânica (2010), na área de Ecologia Vegetal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Geografia (2006), na área de Análise Ambiental pela UFRGS. Tem especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pelo Centro Universitário UNIVATES e em Cultura de Tecidos Vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e em Biotecnologia (PPGBiotec) na Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando nos seguintes temas: Ecologia de comunidades vegetais campestres e florestais, Espécies vegetais invasoras, Bioprospecção de espécies vegetais nativas, especialmente a partir de estudos de fitotoxidez.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>