Indicators as assessment instruments for sustainable urban systems in the world and in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0028

Keywords:

Environment, Indicators, Urban systems, Sustainability, Environmental management

Abstract

The sustainability of urban systems is a major concern for managers around the world. In particular, developing cities must improve their management practices to establish sustainable urban systems. For this type of system to move towards sustainable development, it is essential to define principles, study and evaluate sustainability in social, economic and environmental criteria. To measure sustainability, it is necessary to use methods and instruments, such as indicators. These are parameters that provide information about the state of the environment, generating a quantitative value. In the meantime, the objective of the research was to identify the principles, criteria, assessment methods and indicators of urban sustainability developed and applied in the world and in Brazil to assist researchers who work with the management of urban systems. The documentary survey was carried out from November 2020 to March 2021 in scientific journals, with publications between 2016 and 2020. 187 articles were listed and analyzed. In this process, it was imperative to consider some exclusion criteria: not using indicators, deviating from the urban system and bibliographic review. At the end, a total of 49 articles were considered for qualitative and quantitative analysis. According to the data collected, it was found that the integration of the social criterion was the most common (33 articles in total - 82.5%), followed by the environmental (29 articles in total - 72.5%) and economic (27 articles in total - 67.5%). A total of 17 articles used the criteria: social, economic and environmental. It was found that there is no consensus on these criteria, however, the interdependence between them was identified.  Sustainability is not achieved by treating and applying the dimensions in isolation. It was also noticed that to assess urban sustainability, most articles used indexes (38.8%) and other methods, such as: Life Cycle Assessment, Material flow analysis, Multicriteria analysis and Scale-based assessment. Therefore, the set of principles and indicators of urban sustainability listed, allows to support future research, to communities and urban managers to diagnose problems and identify pressures that provide useful information to social, economic and environmental intervention, and, thus, achieve the longed for sustainable cities.

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Author Biographies

Giselaine Maria Gomes de Medeiros, Instituto Federal de Pernambuco

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e mestra em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Possui experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Sistemas de Tratamento de Água e Esgoto e Reúso de Águas Residuárias. Professora do Departamento de Infraestrutura e Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), lecionando as disciplinas Abastecimento de Água, Drenagem Urbana e Fenômenos de Transporte. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Recursos Hídricos com ênfase em Gestão de Águas Pluviais Urbanas. 

Ruth Silveira do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1993), graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1990), mestrado em Engenharia Civil [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Atualmente é coordenadora de programas e projetos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba e doutor a da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Saneamento, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de risco, gestão ambiental, qualidade da água, saneamento ambiental e abastecimento de água.

Mônica Maria Pereira da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Recursos Naturais pela UFCG. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB. Especialista em Educação Ambiental pela UEPB. Licenciada em Ciências Biológicas pela UEPB. Membro associada da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). Fundadora do GGEA/UEPB (Grupo de Extensão e de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental). Trabalhou na educação básica de escolas públicas (concursada) e privadas durante seis anos. Trabalhou na UEPB por 26 anos (concursada), nos níveis de graduação e pós-graduação. Foi colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFCG e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFPB. Atualmente, aposentada, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB. Desenvolve pesquisas e orienta dissertações nas áreas de Gestão e Educação Ambiental, Saneamento, Avaliação de Impactos, Tecnologias Sociais e Formação e Mobilização Social. Concede apoio técnico voluntário à ARENSA (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida), associação resultante de seus trabalhos de extensão. Publicou 215 artigos científicos em eventos nacionais e internacionais. Publicou 52 artigos científicos em revistas científicas na área de Gestão Ambiental, Ciências Ambientais, Engenharia Sanitária e Educação Ambiental. Publicou 24 capítulos de livros e quatro livros completos. É autora do Livro Manual de Educação Ambiental; uma contribuição à formação de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental. Tem 262 orientações concluídas, nas modalidades iniciação científica, conclusão de curso de graduação e de especialização, dissertação de mestrado e tese de doutorado. Participou de coordenação de conferências municipais e estaduais de meio ambiente na Paraíba (2003, 2005, 2008 e 2013) e da elaboração de políticas públicas voltadas ao meio ambiente nos âmbitos municipal, estadual e federal. Compôs a equipe de delegados e delegadas eleitas nas conferências estaduais para representar a Paraíba na Conferência de Educação Ambiental (1997), nas 1ª e 2ª Conferências Nacionais de Meio Ambiente (2003 e 2005). Ministrou mais de 100 cursos de agentes multiplicadores em Educação Ambiental envolvendo mais de 6.000 pessoas em diferentes áreas do conhecimento. Continua na militância em favor da justiça ambiental e social

Published

2021-03-28

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