A avaliação contingente para a preservação de três parques verdes urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0021

Palavras-chave:

Vontade de pagar, Avaliação Ambiental, Conservação, Parques urbanos, Brasil

Resumo

Os parques verdes urbanos considerados como bens naturais, devem ser observados como elementos estratégicos para conservação dos recursos naturais, socialização, saúde e bem-estar, uma vez que influenciam significativamente à economia local. A pesquisa procurou quantificar a Disposição a Pagar (DAP) pela conservação ambiental e seus fatores de influência, indicada pela população usuária de três parques urbanos de Campo Grande, MS, Brasil: Parque das Nações Indígenas (PNI); Parque Ayrton Senna (PAS); e Parque Matas do Segredo (PMS).  A pesquisa foi de abordagem quantitativa, entrevistando 824 usuários dos três parques objeto da pesquisa, destacando aqueles que conhecem e frequentam os parques.  Foi utilizado um questionário estruturado, dividido em grupos de variáveis para a identificação das percepções de: socioeconômico; manutenção e preservação dos parques; satisfação com os equipamentos oferecidos; e, com a preservação e manutenção ambiental dos Parques.  Empregou-se uma estatística descritiva e teste do Qui-quadrado para a comparação das independências entre as proporções obtidas para cada Parque, ao nível de significância a p<0,05, bilaterais.  Também foi realizada uma análise de regressão logística binária de variáveis discretas para identificar os fatores que podem influenciar o usuário do Parque a DAP de conservação ambiental.  Como resultado, identificou-se que existe satisfação diante aos Parques, em relação aos quesitos: local para convívio social, aparência, atratividade, ambiente calmo, aconchegante, bonito e limpo. Em relação a DAP identificou-se que as pessoas que frequentam os Parques estão dispostas a pagar para a proteção e conservação ambiental desses. Este artigo possui uma contribuição acadêmica ao contribuir com o conhecimento da importância dos Parques Verdes Urbanos, como também, dar indicativos para a evolução de novos projetos de pesquisa socioambiental.  Sob o âmbito empresarial, fornece dados e conclusões para a orientação de políticas públicas arregimentar a população e os empresários a fortalecer a preservação e manutenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco dos Reis Neto, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Investigación en Administración y Economía de la Empresa - Universidad de Salamanca (2008) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Doutorando em Economia de la Empresa pela Universidad de Salamanca, Espanha, com qualificação Sobressaliente Cum Laude e menção Doutor Internacional. Atualmente é pesquisador da Fundação Manoel de Barros, professor adjunto da Universidade Anhanguera - Uniderp e professor colaborador da Universidade Anhanguera - Uniderp. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: opinião pública, comércio, comportamento do consumidor, mercadologia e desempenho empresarial, processo de inovação no agronegócio. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1152-1149 Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Jose_Reis_Neto

Michelle da Rosa Lopes, Universidade Anhanguera

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP; Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial - UNIDERP. Especializações: Metodologias para a Educação a Distância. Especialista em Gestão Empresarial Avançada e MBA em Gestão da Inovação. Graduada em Administração com Ênfase em Comércio Exterior. Atuou como Coordenadora e Pesquisadora de Projetos de Iniciação Científica na Universidade Anhanguera UNIDERP. Foi pesquisadora no Projeto ALI - Agente Local de Inovação Parceria SEBRAE/ SENAI/ FUNDECT (MS). Coordenou os cursos de Administração, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Logística do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande. Possui experiência Profissional como professora nos cursos de Administração; Ciências Contábeis; Recursos Humanos; Logística e Engenharia da Produção. Disciplinas competentes: Planejamento Estratégico; Pesquisa Mercadológica; Planejamento e Inteligência de Marketing, Teoria Geral da Administração, Gestão de Projetos, Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Comportamento do Consumidor, Análise de Investimento, Demonstrações Contábeis, Folha de Pagamento, Departamento Pessoal, e Empreendedorismo. Experiência profissional nas áreas Administrativa, ênfase em Gestão de Pessoal, Gestão Financeira, Comercial, Logística e consultoria e Gestão da inovação empresarial. Capacitada como consultora empresarial pelo SENAC/MS 2010. Atualmente está na Direção da Anhanguera de Itapetininga/SP, desde setembro de 2018.

Celso Correia de Souza, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1972); mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e; doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994). É professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas, MS. Atualmente, é professor doutor da Universidade Anhanguera Uniderp, Campus de Campo Grande, MS. É professor do Curso de Matemática e dos Mestrados em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Produção e Gestão Agroindustrial e do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp de Campo Grande (MS). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, Otimização e Pesquisa Operacional e Controle Automático de Sistemas. É pesquisador da Fundação Manoel de Barros (FMB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (NEPES) que calcula a Inflação da cidade de Campo Grande (MS).

Marlucy Ferreira Machado Xavier, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Uniderp e especialização em Gestão com Ênfase em Negócios pela Fundação Dom Cabral, cursando Mestrado Profissional em Produção e Gestão Agroindustrial. Possui experiência em Gestão Educacional com ênfase em Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Orçamentária e documentos institucionais. Foi gestora do setor de Recursos Humanos da Faculdades Integradas de Ponta Porã, coordenadora do curso de Administração e coordenadora de Pós-Graduação da Faculdades Integradas de Ponta Porã. Atuou como diretora do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande 2008-2019 e presidente do NAID - Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos do Centro Universitário desde 2015-2019. Atualmente é Diretora das Faculdade Anhanguera de Ciências e Tecnologia de Brasília e Faculdade Anhanguera de Taguatinga.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>